SUINOCULTURA

Conteúdo

Fita para predição de peso de suínos chega ao mercado

Produto com margem de erro de 4% visa facilitar a pesagem para pequenos produtores
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

Patrícia Bragante, da redação

patricia@ciasullieditores.com.br

A fita PESAPIG, desenvolvida para predição de peso de suínos de alto potencial genético e patenteada pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), chega ao mercado. O lançamento oficial ocorreu no início do mês de outubro, entre os dias 04 e 08, no III Seminário em Suinocultura, no Campus Rio Pomba, em Minas Gerais.

Através de três trabalhos de conclusão de curso – dois de graduação em Zootecnia e um de mestrado em Nutrição e Produção Animal – a iniciativa surgiu sob a responsabilidade do professor-doutor da instituição, Sérgio de Miranda Pena, junto com as alunas Marisa Senra Condé, Jemima Cássia de Oliveira, Fabiola Grasiele de Oliveira Alexandre, e, também, contou com o apoio da professora-doutora Cristina Henriques Nogueira.

Equipe integrada ao projeto; Marisa Condé, Jemima de Oliveira, Fabiola Alexandre, e Cristina Nogueira (FOTO: REPRODUÇÃO)

“Esse produto destina-se à predição de peso de suínos de alto potencial genético com variação de 5 até 121,4 kg. Além disso, estima também o do pernil, de animais de alto potencial genético variando de 3,7 até 12,8 kg. Uma outra característica desse produto é que ele prediz o peso de suínos da raça Piau, variando de 18kg a 77 kg de peso corporal”, explica Pena.

O projeto teve como objetivo colocar no mercado um produto de baixo custo, uma forma de retornar para a sociedade parte do investimento público, como é o caso da instituição, assim como colaborar com o suinocultor.

“No Brasil existem mais de 20 mil granjas com produção industrial. Esses produtos destinam-se tanto à elas, quanto às de subsistência – de produtores menores. Ele é um produto de baixo custo, basta passar um pano umedecido e já está limpo”, destaca o professor.

De acordo com dados apresentados pela Embrapa, existem no Brasil 257 mil pequenos produtores de suínos. Para Pena, esse público demanda por produtos de baixo custo e que possam ser carregados no bolso, como se fosse uma fita métrica, diferente, muitas vezes, de uma balança.

Lançamento oficial da fita PESAPIG no III Seminário em Suinocultura (FOTO: REPRODUÇÃO)

Conforme os testes realizados pela instituição, na predição o produto alcança uma grande margem de acerto, em média, a margem de erro é de 5 pontos percentuais para cima ou para baixo. “Hoje mesmo, houve pesagem e a margem de erro foi de 4%. Então, de maneira geral, o produto tem atendido muito bem”, afirma o responsável pelo projeto.

A ferramenta também chama a atenção para a importância de oferecer rações balanceadas aos suínos, ação possível através do manuseio. Ela também auxilia a entender em qual fase o animal está, ao dar suporte na troca da ração e no uso de medicamentos, onde muitos produtos farmacológicos. Além disso, como ela prediz o peso do pernil, também é possível planejar o momento certo do abate, principalmente no encerramento do ano, período de alta do corte.

A fita PESAPIG está disponível para venda através da empresa licenciada para a comercialização do produto, Prático de Garça de São Paulo, com a intervenção da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), no site.