MERCADO

Conteúdo

Livro aborda experiências dos centros de pesquisa do agro 

“Relações institucionais e governamentais como estratégia para a inovação agropecuária” é um oferecimento da Embrapa 
feedfood

Ao focar em pautas relacionadas em relacionamento institucional, Embrapa lança livro sobre experiências dos centros de pesquisa. Evento de lançamento também contou com homenagem a Assunta Helena Sicoli, uma das editoras da obra, que faleceu em junho do ano passado. 

“Relações institucionais e governamentais como estratégia para a inovação agropecuária”, como explica a Embrapa, é uma obra coletiva que conta as experiências de várias Unidades no trabalho de contribuição da empresa para a construção de políticas públicas. 

“No início de 2021, a então Secretaria de Relações Institucionais e Governamentais (Sire) convidou todas as Unidades da Embrapa a se engajarem na construção da obra, contando suas vivências na construção de parcerias junto ao parlamento, ministérios, governos estaduais, prefeituras, organizações da sociedade civil, entre outras instâncias representativas da sociedade que se traduziram em ações, projetos e políticas públicas voltadas para a agricultura”, explicou a chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais da Embrapa, Cynthia Cury. 

O livro, composto por 14 capítulos e disponível para download gratuito, conta com experiências das seguintes Unidades: Embrapa Acre, Embrapa Rondônia, Embrapa Cocais, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Semiárido, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Suínos e Aves, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Café, Embrapa Pantanal, Embrapa Solos, Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Agrobiologia. 

Além disso, também faz uso da colaboração de duas especialistas externas, Andréa Gozetto, abordando, em termos mais conceituais, a importância das relações institucionais e governamentais na formulação de políticas públicas, e Tânia Zanella, relatando a experiência de relações institucionais e governamentais do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo. O primeiro capítulo é dedicado ao relato da trajetória das relações institucionais e governamentais na Embrapa. Cynthia lembrou que se trata do primeiro volume e que as Unidades que não puderam participar, terão a oportunidade de contribuir no volume seguinte. 

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Paraná confirma dois casos de gripe aviária em três dias

FAO atesta: carnes, ovos e leite são essenciais para saúde

Operação detecta fraude no leite em Pernambuco