No mesmo ano em que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) comemora o 50° aniversário, a Embrapa Alimentos e Territórios – o mais novo Centro de Pesquisa da Empresa – completa 05 anos de atuação.
A criação da Unidade, como destaca a Embrapa, ocorreu em 29 de junho de 2018, com apenas 4 pessoas, e atualmente conta com 40 empregados desenvolvendo atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), especialmente voltadas para a prospecção e valorização da biodiversidade, dos territórios alimentares e das identidades culturais.
Para celebrar tais conquistas, a Unidade promoveu, em 28 de junho, no Centro de Inovação do Jaraguá, uma celebração comemorativa, que contou com a participação de lideranças políticas e representantes de instituições parceiras como universidades e associações de produtores. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi representado pela secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, que, na ocasião, assinou a prorrogação do termo de cessão do imóvel no prédio da Secretaria, onde a Embrapa Alimentos e Territórios se localiza.
A secretária parabenizou a equipe da Embrapa pela intensa participação em projetos relevantes “tanto nacionais como internacionais, sempre buscando novas práticas e novas tecnologias para trazer para a agricultura e para a pecuária”. De acordo com ela, a Seagri não tem só o endereço em comum com a Embrapa, mas, com o Governo do estado, também tem a preocupação em ligar a agricultura ao alimento, à produção saudável, à segurança alimentar.
Para a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, por meio de vídeo, a Embrapa Alimentos e Territórios “foi desenvolvida no modelo novo da Embrapa, de pensar além da produção”: “Pensar no alimento, na questão da visão do consumidor, numa visão mais multifuncional sobre os sistemas agroalimentares, associação do alimento com a comunidade local, com o turismo, com a identificação geográfica”.
Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Paraná confirma dois casos de gripe aviária em três dias