MERCADO

Conteúdo

Liminar no STF busca impedir invasões de terras

Pedido protocolado pela CNA pede atuação das autoridades competentes
feedfood

Diante das recentes ameaças de promoção de múltiplas invasões de propriedades rurais nas mais diversas regiões, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou à Suprema Corte um conjunto de 11 medidas no pedido de tutela provisória incidental.

A CNA protocolou um pedido de liminar na noite de quarta-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF), para impedir invasões de propriedades rurais em todo o País. “Com essas notícias de movimentos sociais incentivando e ameaçando a violação do direito de propriedade, a CNA quer providências para impedir o esbulho possessório e garantir o cumprimento do Estado Democrático de Direito”, explica o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz.

Um dos pedidos é a determinação ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) e Frente Nacional de Lutas Campo e Cidade (FNL), além de outros grupos, da suspensão imediata de qualquer política ou estratégia de promoção de invasões de terras em território nacional, sob pena de atribuição de responsabilidade civil e penal a seus participantes e aos dirigentes de tais movimentos.

A CNA também propõe a atuação dos governos federal e estaduais no sentido de monitorar e identificar mobilizações desses movimentos sociais voltadas para práticas criminosas, além de propor programas e ações específicas de combate a invasões de terra, com a participação de entidades do setor agropecuário.

Fonte: CNA, adaptado pela equipe Feed&Food.

LEIA TAMBÉM:

Digitalização da pecuária: GA+Intergado agora é Ponta

MAPA no Mundo divulga ações do ministério no exterior

“Pastoreio Rotatínuo” repensa manejo de pastagem