A suplementação é uma das estratégias utilizadas para intensificar o sistema de produção e é definida como o ato de adicionar os nutrientes deficientes na forragem dos animais em pastejo. “Temos que lembrar que no período seco, as forragens estão secas e os nutrientes, como PB (Proteína Bruta) e NDT (Nutrientes Digestíveis Totais), estão baixos e, com isso, não conseguimos atender às exigências de manutenção e ganho de peso dos animais”, diz o Especialista em Nutrição de Ruminantes da Vaccinar, Fernando Rossi Camilo.
Diante desse cenário, ele explica que é necessário ter uma nutrição de precisão com a adição de suplemento proteico ou suplemento proteico energético específico para cada categoria de animal, atendendo às exigências para manutenção e ganho de peso.
Camilo observa que a suplementação serve, além de corrigir a deficiência de nutrientes da forragem, permitir maior taxa de lotação, potencializar o ganho de peso, reduzir a idade de abate, auxiliar no manejo da pastagem e ainda fornece aditivos e minerais de alta absorção. “Quando não temos a suplementação correta são vários os impactos negativos: menor taxa de lotação, maior tempo para terminação dos animais, queda do desempenho e baixa lucratividade”, frisa.
O especialista explica que é importante avaliar vários aspectos, com a taxa de lotação, a estrutura e a área de cocho, bem como a qualidade do pasto e da água e utilizar a suplementação certa para a época do ano bem como a categoria animal (nutrição de precisão). “A Vaccinar tem os programas alimentar de precisão, onde focamos na escolha do melhor balanceamento do produto para que possamos atender toda a exigência de manutenção e ganho de peso dos animais”, observa.
Além do programa, Camilo explica que a linha Tecnocorte HD foi desenvolvida para levar a maior eficiência para o animal, convertendo isso para a melhor lucratividade para o produtor. A linha Tecnocorte HD, possui minerais de alta absorção, aditivos e vitamina A. Ele acrescenta que a Vaccinar conta com uma equipe de Assessores técnicos e Especialistas que estão no campo, otimizando a melhor formulação para maior eficiência do animal, e deixando a melhor lucratividade para os clientes. “Além da equipe de P&D, que está focada em busca novas tecnologias”, diz.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe feed&food.
LEIA TAMBÉM:
MAPA aponta dicas para compra de pescados