A fim de promover a imagem do agronegócio brasileiro no exterior, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança segundo ciclo do Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO). Ação foi oficializada na terça-feira (14), durante reunião, e será executada nos próximos dois anos.
De acordo com a Apex, objetivo do PAM AGRO 2021-2023 é impulsionar as exportações a partir da melhoria da percepção de mercados internacionais estratégicos sobre os produtos do agronegócio brasileiro, por meio de um esforço concentrado de produção e disseminação de informações que destaquem a sustentabilidade, segurança e a tecnologia dos produtos. “O foco desta edição é o continente europeu, considerado um grande influenciador da opinião pública internacional e um dos principais destinos das exportações do Brasil”, destaca a Agência.
Em discurso, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, afirmou que, com foco, exatidão e transparência, o Programa pretende intensificar e aprimorar o combate contra a desinformação. “Entraremos em campo como o que somos de fato: referências no desenvolvimento sustentável, no desenvolvimento que assegura o fundamental equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental. Referências na agricultura de baixo carbono, nas energias limpas e renováveis. Referências nas tecnologias e inovações que operam verdadeiros milagres”, pontuou.
Vale ressaltar que também estiveram presentes o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o secretário executivo e ministro interino do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, além de representantes das instituições do setor privado que integram a iniciativa, parlamentares, entre outros.
14 entidades setoriais estão trabalhando em conjunto com a Apex-Brasil na implementação do Programa: Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG); Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS); Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA); Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO); Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA); Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR); Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); CropLife Brasil (CROPLIFE); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Rodada de Negócios
A Apex Apex-Brasil também é responsável pela iniciativa “Rodada de Negócios – Soluções agroveterinárias na Rússia e região”, que construirá agendas de negócios virtuais entre fabricantes brasileiros e distribuidores selecionados do país e vizinhos da Eurásia (clique aqui).
Para mais informações sobre o lançamento do Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM AGRO), clique aqui.
Fonte: Apex-Brasil, adaptado pela equipe feed&food.
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