João Monteiro, de Brasília (DF)
joão@ciasullieditores.com.br
A cadeia do leite é a principal responsável pela geração de empregos no País, presente em 99% dos municípios e movimentando algo em torno de 170 bilhões de reais por ano; terceiro maior produtor mundial, o Brasil figura na quinta posição quando o assunto é consumo per capita: esses são alguns dados compartilhados durante o primeiro dia do Fórum Nacional do Leite. O evento é organizado pela a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF), é palco do encontro, que reúne produtores, profissionais da agroindústria, lideranças do setor e gestores públicos e tem como objetivo debater os desafios e perspectivas para o segmento além de estreitar relações institucionais e governamentais.
Além de exaltar o potencial da produção artesanal dos queijos brasileiros, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, destacou os ganhos sociais gerados pela cadeia do leite, reforçando o papel fundamental dos pequenos produtores no setor.
“90% dos produtores de leite têm até 100 animais em suas fazendas. Os nossos queijos artesanais são uma marca registrada, como é o caso do Queijo da Canastra, reconhecido como um dos melhores do mundo”, disse Melles.
O Fórum Nacional do Leite segue nesta quarta-feira (13), com atividades voltadas para a discussão de temas técnicos.
A cobertura completa do encontro estará na edição de agosto da revista feed&food.