MERCADO

Conteúdo

Web Summit Portugal marca lançamento da Plataforma Brasil Exportação

Empresários poderão encontrar em um único lugar todos os serviços da cadeia exportadora de forma rápida e fácil
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

A iniciativa que permite aos empresários encontrarem serviços diversos em um só local foi oficialmente lançada durante o Web Summit Portugal, na terça-feira (14). A plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações, revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar, de forma rápida e fácil, empresas a prestadores de serviço de apoio ao comércio exterior.

Para o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a plataforma é inovadora em nível mundial e tem o potencial de expandir a participação das empresas no comércio exterior brasileiro. Ela integrará todos os serviços de apoio à exportação para empresas brasileiras, com atenção especial às MPMEs e será um dos principais instrumentos da recém-lançada Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

“Na PNCE, estamos buscando um comércio exterior mais inclusivo, em que mais MPMEs sejam beneficiadas pelas vantagens de fazer parte do mercado internacional. A Plataforma Brasil Exportação será uma ferramenta importante para alcançarmos esse objetivo”, destacou o vice-presidente e ministro, Alckmin.

FOTO: REPRODUÇÃO
Iniciativa permite aos empresários encontrarem serviços diversos em um só local (FOTO: REPRODUÇÃO)

De acordo com o estudo Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras, elaborado pelo MDIC em 2023, as empresas exportadoras tendem a pagar os melhores salários e a gerar mais empregos, demonstrando relevância para as políticas públicas de incentivo às exportações, podendo ser a internacionalização um importante vetor de geração e distribuição de renda.

Já para o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – operadora da plataforma, Jorge Viana, a Brasil Exportação estabelece uma conexão direta dos empresários brasileiros com o mundo inteiro ao integrar empresas exportadoras com uma ampla gama de provedores de serviços de apoio à exportação.

“O Brasil tem potencial para ampliar significativamente sua participação no comércio internacional, dando mais oportunidades a empresas menores, empresas das regiões Norte e Nordeste, com modelos de negócios inovadores. A Plataforma Brasil Exportação é nossa resposta a esses desafios, de forma moderna e eficiente”, destacou Viana.

A plataforma será utilizada para divulgar os serviços de apoio à exportação para as empresas de todos os portes e setores da economia brasileira. As soluções oferecidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), auxiliam os empresários a alcançarem o mercado internacional levando os produtos do Brasil para o mundo. As micro e pequenas empresas também poderão contar com as capacitações do Sebrae para começar as exportações ou ampliar os negócios no exterior.

FOTO: REPRODUÇÃO
Plataforma revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar de forma rápida e fácil (FOTO: REPRODUÇÃO)

A comunidade divulgará produtos de toda a cadeia da exportação, desde a capacitação e promoção até o financiamento e logística. O empresário encontrará uma ampla variedade de serviços, como estudos, cursos, mapas de oportunidades, eventos, armazenagem, frete, financiamento e muito mais. Em um ambiente digital, a empresa pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.

A plataforma é resultado da colaboração entre os governos brasileiro e britânico, no âmbito do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, liderado pelo MDIC e pela Embaixada do Reino Unido no Brasil.

O projeto está sendo operado atualmente pela ApexBrasil, com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Sebrae, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que se uniram para disponibilizar serviços de comércio exterior para as empresas de todos os portes e setores.

A Brasil Exportação também divulgará os serviços prestados pelos mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty instalados em países dos cinco continentes.

Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária