Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
MERCADO

Conteúdo

Web Summit Portugal marca lançamento da Plataforma Brasil Exportação

Empresários poderão encontrar em um único lugar todos os serviços da cadeia exportadora de forma rápida e fácil
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

A iniciativa que permite aos empresários encontrarem serviços diversos em um só local foi oficialmente lançada durante o Web Summit Portugal, na terça-feira (14). A plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações, revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar, de forma rápida e fácil, empresas a prestadores de serviço de apoio ao comércio exterior.

Para o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, a plataforma é inovadora em nível mundial e tem o potencial de expandir a participação das empresas no comércio exterior brasileiro. Ela integrará todos os serviços de apoio à exportação para empresas brasileiras, com atenção especial às MPMEs e será um dos principais instrumentos da recém-lançada Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).

“Na PNCE, estamos buscando um comércio exterior mais inclusivo, em que mais MPMEs sejam beneficiadas pelas vantagens de fazer parte do mercado internacional. A Plataforma Brasil Exportação será uma ferramenta importante para alcançarmos esse objetivo”, destacou o vice-presidente e ministro, Alckmin.

FOTO: REPRODUÇÃO
Iniciativa permite aos empresários encontrarem serviços diversos em um só local (FOTO: REPRODUÇÃO)

De acordo com o estudo Perfil das Firmas Exportadoras Brasileiras, elaborado pelo MDIC em 2023, as empresas exportadoras tendem a pagar os melhores salários e a gerar mais empregos, demonstrando relevância para as políticas públicas de incentivo às exportações, podendo ser a internacionalização um importante vetor de geração e distribuição de renda.

Já para o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – operadora da plataforma, Jorge Viana, a Brasil Exportação estabelece uma conexão direta dos empresários brasileiros com o mundo inteiro ao integrar empresas exportadoras com uma ampla gama de provedores de serviços de apoio à exportação.

“O Brasil tem potencial para ampliar significativamente sua participação no comércio internacional, dando mais oportunidades a empresas menores, empresas das regiões Norte e Nordeste, com modelos de negócios inovadores. A Plataforma Brasil Exportação é nossa resposta a esses desafios, de forma moderna e eficiente”, destacou Viana.

A plataforma será utilizada para divulgar os serviços de apoio à exportação para as empresas de todos os portes e setores da economia brasileira. As soluções oferecidas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), auxiliam os empresários a alcançarem o mercado internacional levando os produtos do Brasil para o mundo. As micro e pequenas empresas também poderão contar com as capacitações do Sebrae para começar as exportações ou ampliar os negócios no exterior.

FOTO: REPRODUÇÃO
Plataforma revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar de forma rápida e fácil (FOTO: REPRODUÇÃO)

A comunidade divulgará produtos de toda a cadeia da exportação, desde a capacitação e promoção até o financiamento e logística. O empresário encontrará uma ampla variedade de serviços, como estudos, cursos, mapas de oportunidades, eventos, armazenagem, frete, financiamento e muito mais. Em um ambiente digital, a empresa pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.

A plataforma é resultado da colaboração entre os governos brasileiro e britânico, no âmbito do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, liderado pelo MDIC e pela Embaixada do Reino Unido no Brasil.

O projeto está sendo operado atualmente pela ApexBrasil, com a parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Sebrae, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) que se uniram para disponibilizar serviços de comércio exterior para as empresas de todos os portes e setores.

A Brasil Exportação também divulgará os serviços prestados pelos mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty instalados em países dos cinco continentes.

Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária

Patrocinado
Patrocinado