De suma relevância para a produção de alimentos, Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2022. O Valor da Produção Agropecuária (VPA) chegou a R$ 61 bilhões, um aumento de 13,8% em relação ao ano anterior.
Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), a alta foi impulsionada, principalmente, pelo desempenho da produção animal e do setor florestal.
“O que as famílias catarinenses fazem no campo é extraordinário, desde sempre. Santa Catarina é um estado pequeno, mas de trabalhadores gigantes que produzem com excelência para o Brasil e o mundo. Nosso papel, enquanto Governo do Estado, é apoiar, levar infraestrutura, qualificação, cuidar do produtor rural e manter os jovens trabalhando no campo. Por isso estamos investindo em inovação em todas as áreas, assim como no trabalho técnico e profissional que mantém o status sanitário catarinense como uma referência consolidada, abrindo portas para os mercados mais exigentes”, destaca o governador Jorginho Mello.
Como mostra o levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura nesta quinta-feira (18), a área de maior destaque foi a suinocultura, com um faturamento de R$ 12,3 bilhões. A produção de suínos se tornou responsável por 20,2% do VPA catarinense, mesmo com um recuo de 3,6% em relação a 2021.
O Valor da Produção Agropecuária é responsável por mostrar o desempenho das lavouras, da pecuária e do setor florestal no decorrer do ano e é calculado com base na produção e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do Estado.
Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Seta destaca versatilidade de polifenóis na nutrição animal