Victor Megido apresenta conceito no Simpósio “Inovação — a disciplina da criação”
Muitas empresas têm abundante informação e conectores criativos, porém carecem de conexão, não gerando inteligência e valor por não serem uma plataforma amigável a tais plugs. Além disso, são piramidais na maioria das vezes, não organizadas em redes conectadas, lideradas no formato “top down” e incapazes de ativar o “bottom-up”. São assim altamente responsivas ao mercado como taxistas no trânsito (product oriented), e raramente disruptivas como o Uber (design oriented).
“O processo de inovação guiado pelo design implica estar próximo dos conectores aproveitando sua capacidade de compreender e influenciar o modo como pessoas podem dar significado às coisas, já que pessoas compram significados, narrativas, e não coisas”, conta o consultor da TCA Internacional, Victor Megido.
Ele será o responsável por apresentar o conceito “Design Innovation” durante o Simpósio “Inovação — a disciplina da criação”, parte da programação gratuita do SIAVS 2019, marcado para o dia 27 de agosto das 14h às 17h, e que reunirá grandes profissionais do setor para abordar o futuro da produção de alimentos.
“Os processos design driven não visam a criatividade (que é um ato), e se baseiam na definição de uma direção estratégica e no investimento em ativos intangíveis”, conta Victor, que prossegue: “Por isso, é fundamental ser abraçado pela liderança da empresa. Não é um processo simplesmente técnico de codificação (onde mistura-se canvas com o duplo diamante e a brincadeira está feita), mas é baseado em habilidade de gestão como a capacidade de avaliar e construir capital social”.
Para o profissional, o conceito pode não parecer palpável e por isso é difícil de ser assumido por lideranças com pensamento vertical. “Talvez sejam menos visíveis, mas não menos sistemáticos. A liderança precisa compreender, para assumir isso, e promover o conceito. Pois, Henry Ford não teria inovado se não tivesse compreendido Taylor”, finaliza.
O evento. Parte da programação gratuita do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), o Simpósio “Inovação — a disciplina da criação” recebe no dia 27 de agosto, a partir das 14h, grandes nomes do agronegócio para abordar o futuro da produção de alimentos. Estão confirmados José Luiz Tejon e Victor Megido, da Biomarketing; Claire Sarantopoulos e Luis Madi, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL); e Márcio Milan, da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O encontro é realizado pela Revista feed&food junto à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Phibro Saúde Animal, Biomarketing Publicidade e Consultoria e TCA Internacional.
Fonte: redação feed&food.