AVICULTURA

Conteúdo

Uso de ácido guanidinoacético (GAA) na formulação foi destaque da Evonik no OVUM

Empresa defendeu estratégia nutricional para reduzir custo da ração de aves e apresentou estudos que mostraram que uso de GuanAMINO melhorou a eficiência produtiva
feedfood

Uma nutrição capaz de reduzir o custo da ração ou melhorar a eficiência produtiva na avicultura foi destacada pela equipe técnica da Evonik na última semana, durante a participação da empresa no OVUM 2024, o 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura, realizado em Punta del Este, no Uruguai. O diretor Técnico da Evonik, Victor Naranjo, defendeu o uso de ácido guanidinoacético (GAA) na formulação para melhorar o resultado e mencionou estudos da companhia que mostraram benefícios não só no campo, como também no abatedouro.

De acordo com ele, esta formulação contribuiu com uma importante redução dos custos da dieta, manteve o desempenho das aves no campo, melhorou o rendimento de carcaça e reduziu a incidência de miopatias no frigorífico, anunciou Naranjo. “O GAA é transformado em creatina no metabolismo celular e tem um papel fundamental no transporte e doação do fósforo para a ADP, transformando-a em ATP. O GAA é estratégico porque atua no metabolismo energético dentro da célula, diferente do que ocorre com outras tecnologias, como as enzimas, por exemplo, que precisam de substrato para agir”, afirma o especialista.

Ele salienta que a energia é responsável por aproximadamente 50% do custo da ração, o que significa que corresponde a um terço de todo o custo da produção de aves. “Estudos conduzidos pela Evonik apostam em medidas para reduzir os custos relacionados à energia da dieta, sem prejudicar o desempenho das aves, e assim aumentar consideravelmente a receita dos produtores”, disse Naranjo lembrando que essa estratégia também foi importante no abatedouro, reduzindo os escores graves de miopatias peitorais e as condenações de carcaças. “Isso dá milhões de economia no acumulado do ano”.

O gerente Técnico da Evonik, Vinicius Teixeira, reforça que o GAA é uma suplementação de creatina que permite também um outro uso desta tecnologia. “O uso on top é indicado para melhorar o desempenho. Então, o produtor pode escolher qual estratégia adotar: redução do custo ou aumento de performance”, explicou. Ele menciona que estudos realizados pela empresa mostraram melhoria de até cinco pontos na conversão alimentar em uma combinação de nutrição com GuanAMINO, manejo e ambiência adequados.

Equipe Evonik no OVUM 2024 (Foto: Divulgação)

GAA: O precursor da creatina

Melhor desempenho do crescimento através da utilização eficaz de nutrientes, melhor rendimento da carcaça, é um precursor da creatina, poupa energia dietética, poupa arginina dietética e melhora a margem sobre o custo da alimentação. Estes são alguns dos benefícios do uso de GuanAMINO em dietas de aves, pontuou a diretora de Negócios da Linha de Especialidades de Monogástricos da Evonik nas Américas, Anita Menconi.

A executiva explica que a creatina desempenha um papel fundamental no equilíbrio energético das células musculares. “Ela (a creatina) é sintetizada a partir do ácido guanidinoacético no fígado, que por sua vez é sintetizado a partir da arginina e da glicina no rim. Como a creatina não é estável nas condições atuais de fabricação de rações, foi desenvolvido o precursor da creatina, o ácido guanidinoacético”, disse.

Creatina desempenha um papel fundamental no equilíbrio energético das células musculares (Foto: Reprodução)

Segundo ela, animais de crescimento rápido não têm toda a sua exigência de creatina satisfeita pela síntese de novo. “Estima-se que cerca de dois terços da necessidade diária de creatina seja suprida pela síntese endógena, enquanto o restante deve ser fornecido através da alimentação. A suplementação de GAA na ração compensa de forma prática a lacuna na exigência de creatina”.

Fonte: Evonik, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA MAIS:

Inovação ajuda a equilibrar custos de produção e atender à demanda por laticínios diversificados

MAPA apresenta balanço dos dois últimos anos do agro e apresenta metas para 2025

Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas recebe reforço financeiro