O investimento de 1,5 milhão de euros destinado à descarbonização da indústria brasileira, realizado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), reflete o compromisso financeiro para mitigar os impactos das emissões de carbono e promover a transição para uma economia mais sustentável.
O comunicado foi oficializado durante uma visita do secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, à sede da Unido, em Viena, Áustria, pelo diretor gerente, Ciyong Zou.
Segundo o secretário, “a atuação conjunta entre Unido e MDIC é de grande relevância para ampliar a competitividade da indústria do Brasil”.
O acordo estabelecido visa apoiar o Brasil por meio da contratação de estudos, consultorias e elaboração de projetos, como também da organização de eventos e seminários, para impulsionar o desenvolvimento da Estratégia Nacional de Descarbonização, que irá implementar ações destinadas à redução das emissões de carbono e à transição energética.
Em menos de um mês, este é o terceiro anúncio de investimentos estrangeiros em projetos de descarbonização da indústria brasileira anunciado em parceria com o MDIC.
Ainda em março, a Alemanha comunicou o investimento de 25 milhões de euros via publicação de uma chamada pública a projetos. Em seguida, o Reino Unido também anunciou 1 milhão de libras esterlinas para projetos de descarbonização para o setor.
Fonte: MDIC, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Brasil amplia exportações para a Coreia do Sul
Tambaqui deve ter crescimento acelerado por meio de técnica
Fundesa lança tabela de indenizações atualizada para pecuária