AVICULTURA

Conteúdo

UE renova autorização de uso de Aviax 5% em frangos de corte

Período de carência passa a ser zero, reforçando segurança para aves, consumidores e meio ambiente
feedfood

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) renovou a autorização para o uso do Aviax 5% (semduramicina) em frangos de corte, trazendo atualizações importantes. Dentre as mudanças mais significativas, está a redução do período de carência do produto para zero dias, uma alteração relevante em relação à autorização anterior, que exigia um período de carência de cinco dias. Esse ajuste reforça a segurança do uso do anticoccidiano tanto para as aves quanto para os consumidores.

Outro ponto destacado pela EFSA foi a ausência da necessidade de estabelecer um Limite Máximo de Resíduos (LMR) na carne de frango tratada com o Aviax 5%. Esse resultado deve-se à elevada segurança do produto, que dispensa a preocupação com resíduos no alimento final. Além disso, a renovação reafirmou a eficácia do anticoccidiano nas doses já aprovadas, que variam entre 20 a 25 ppm, garantindo sua performance mesmo nas concentrações menores.

Patrícia Rocha, gerente de Produtos e Serviços Técnicos – Aditivos Medicamentosos da Phibro Saúde Animal, destacou: “A decisão da Autoridade Europeia comprova tanto a eficácia de Aviax 5% quanto o seu elevado nível de segurança para as aves, os consumidores e o meio ambiente”, informa.

Ajuste reforça a segurança do uso do anticoccidiano tanto para as aves quanto para os consumidores (Foto: Reprodução)

De acordo com Christopher White, diretor de Assuntos Regulatórios e Public Affairs da Phibro, o Aviax 5% está registrado na União Europeia como um aditivo para alimentação animal, conforme o Regulamento [EC] 1.831/2003, que exige altos padrões regulatórios, técnicos e de qualidade. “Este regulamento foi implementado para controlar o registro desta classe de aditivos, objetivando melhorar a segurança desses produtos para animais e consumidores. Portanto, tratam-se de altos padrões regulatórios, técnicos e de qualidade”, afirma.

No Brasil, o produto também é aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) com as mesmas especificações, o que fortalece a confiança dos exportadores de carne de frango para o mercado europeu. A renovação da autorização do uso de Aviax 5% na União Europeia reforça que o uso de semduramicina é seguro e regulamentado para os exportadores de carnes de frangos ao mercado europeu,” concluiu Patrícia Rocha.

Fonte: Phibro, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

BNDES destina R$ 2,2 bilhões ao Plano Safra 24/25

Brasil fortalece cooperação agrícola no BRICS

Agroinfluencer abre Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite