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Trocando o pneu em movimento: estruturação da estratégia do marketing no agro

Catarina Leão I especialista em Marketing para o Agronegócio
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A gestão da área de marketing no agronegócio normalmente é adubada de desafios, mas gosto de destacar a importância de olhar para o recurso humano envolvido. A liderança de pessoas sempre me encantou e fez parte da minha trajetória – principalmente porque acredito que sem um excelente time ao nosso redor, é impossível conseguir grandes resultados. Todavia, quando nos deparamos com uma equipe de talentos subaproveitados, sem processos claros e funções bem definidas, o que fazer?

Antes de mais nada, é importante entender que o marketing do agro exige uma visão 360º e de longo prazo. Não se trata apenas de promover produtos; é necessário educar, fortalecer a imagem da empresa e, ao mesmo tempo, construir um relacionamento sólido com clientes e parceiros. Quando uma equipe trabalha apenas “apagando incêndios”, perdemos o valor da estratégia, e isso afeta não só a imagem da empresa, mas também sua capacidade de inovação e de antecipação de tendências.

No entanto, reorganizar e reestruturar a equipe enquanto mantemos as operações ativas é como trocar o pneu de um carro em movimento: as demandas diárias não param e o trabalho precisa continuar, mesmo sabendo que é crucial estabelecer bases mais sólidas para aumentar a capacidade de atuar estrategicamente, agregar valor ao negócio e mirar o sucesso futuro.

Catarina Leão é especialista em marketing para o agro (Foto: Divulgação)

Ok, mas como agir neste cenário?

Primeiramente é preciso entender o papel de cada membro da equipe, suas competências e identificar onde eles poderiam agregar mais valor. Essa análise é fundamental para evitar que os talentos fiquem presos a tarefas operacionais que não aproveitam suas habilidades e experiências.

A partir desse mapeamento, definimos funções claras para cada profissional, alinhadas às suas competências e ao que cada área do marketing agro exige. Isso inclui, por exemplo, especialistas em redes sociais, criação de conteúdo técnico e gerenciamento de eventos. Essa divisão torna a equipe mais organizada e permite que cada um foque em áreas específicas, promovendo mais produtividade e eficiência.

Não menos importante, a introdução de processos claros e ferramentas de organização ajuda a melhorar a gestão do fluxo de trabalho. Softwares de gerenciamento de projetos, como o Trello ou Monday, e metodologias ágeis permitem organizar as entregas, priorizar atividades e, ao mesmo tempo, acompanhar o progresso das tarefas.

Com a estrutura da equipe reorganizada, é possíivel iniciar um planejamento estratégico para o marketing, definindo metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Esse plano não apenas guia as ações diárias, mas também ajudam a equipe a entender sua importância dentro da empresa e a ver seu impacto no negócio como um todo.

Manter uma comunicação transparente também é essencial para que a equipe entenda as mudanças e a importância delas. Reuniões regulares para monitorar o progresso, solucionar desafios e adaptar o planejamento conforme necessário, garantem o alinhamento com a liderança da empresa.

Definitivamente, o marketing tem um papel crucial para o sucesso de uma empresa. É por meio dele que criamos confiança com o público, posicionamos uma marca como referência e, acima de tudo, comunicamos o valor que nossos produtos e serviços entregam para o setor. Trabalhar com uma equipe estruturada e com processos bem definidos é o primeiro passo para alcançar esses objetivos e, embora seja desafiador “trocar o pneu com o carro em movimento”, a organização e a estratégia são as bases para atingir resultados eficazes e de longo prazo.

Fica também uma importante lição sobre liderança: transparência, organização, processos bem definidos e uma equipe engajada são capazes de transformar o departamento de marketing de uma empresa em um verdadeiro motor de crescimento!

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