Para os que já tiveram a oportunidade de conversar com Teresa Vendramini certamente irão entender essas primeiras linhas. Sorridente, carismática e profissional ímpar, Teka carrega uma bagagem singular sobre o setor, ao mesmo tempo em que cultiva um olhar sensível por onde passa. Nesses anos de caminhada já foram diversos destinos visitados levando sua história e trazendo novas para casa.
Essa percepção particular tem tornado Teka uma grande referência no setor brasileiro e mundial. Em solo nacional, vem participando de diversos eventos com foco em sustentabilidade e diversidade. E lá fora não tem sido diferente. O seu primeiro convite internacional veio diretamente dos estudantes de Harvard, em 2022, e no ano passado, teve a grata surpresa de ser chamada para estar no Vale do Silício.
Em ambas oportunidades, Teka não conhecia ninguém da turma, o que reafirmou a importância de sua contribuição dentro da atividade brasileira como mulher, pecuarista e profissional símbolo de resiliência. “Foram momentos muito emocionantes para mim. Foi um verdadeiro presente. Sem dúvidas, sou uma pessoa privilegiada. Sempre volto dos encontros abastecida de histórias”.
Como parte deste reconhecimento, Teka foi colecionando grandes momentos no Brasil e ocupando cadeiras importantes dentro do setor. Atualmente, participa de diversos conselhos de grande relevância como o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável do Governo Federal, Conselho Administrativo da Embrapa e Conselho Consultivo B20 – Fórum Oficial de Diálogo do G20 com a comunidade empresarial global – sendo a única representante do agronegócio no grupo.
Sempre em movimento e aprendendo todo dia uma coisa nova, Teka almeja continuar essa jornada pelo País e pelo mundo, levando conhecimentos e encorajando mais mulheres a buscarem seus sonhos. Nessa trajetória, a pecuarista teve diversas inspirações que foram essenciais para se tornar a pessoa que é hoje, e daqui para frente, o seu maior propósito será conectar o agro com outros grandes setores da economia, gerando um diálogo transparente e necessário para a evolução sustentável da produção de alimentos.
A seguir, confira a entrevista completa com a produtora rural, que passa pelo início da sua carreira no agro, sua passagem pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) como primeira mulher a assumir a presidência e suas atuais contribuições nos eventos nacionais e internacionais.
LEIA TAMBÉM:
“Tem Peixe na Vila” terá ato solidário