Patrocinado
AVICULTURA

Conteúdo

Taninos auxiliam na promoção de desempenho e saúde animal 

Atuação se dá através da melhora do epitélio intestinal, pois são potentes moduladores de microbiota 
feedfood
FOTO: REPRODUÇÃO

Wellington Torres, da redação

Wellington@ciasullieditores.com.br

Não é de hoje que a utilização de extratos vegetais para a promoção de desempenho e saúde animal marcam os debates dentro e fora do agronegócio global. Pensando nisso, e com anos de experiência, Seta pauta os benefícios dos taninos nas cadeias de produção. 

“Os extratos vegetais são amplamente utilizados como aditivos fitogênicos, sendo eles uma excelente ferramenta natural como alternativa à administração de antibióticos promotores de crescimento”, explica a Zootecnista e Vendedora Técnica da empresa, Vitória Mendonça da Silva, ao pontuar que esse cenário “se deve aos efeitos benéficos para a saúde e desempenho animal, comprovados cientificamente através de décadas de pesquisa”. 

Tais extratos, como detalha a profissional, podem ser provenientes de diversas fontes, o que possibilita serem encontrados naturalmente em folhas, flores, frutos, sementes, raízes e caules. “A utilização demonstra resultados promissores dentro da cadeia de proteína animal, através da maximização de resultados, além de contribuir significativamente com os parâmetros de sustentabilidade”, ressalta Vitória. 

Os taninos, divididos em hidrolisáveis e condensados, são compostos secundários de plantas, definidos como um grupo heterogêneo e complexo de moléculas polifenólicas. “Os hidrolisáveis podem ser hidrolisados pela ação do calor ou através de enzimas produzidas por microrganismos do trato gastrointestinal. Em contrapartida, os condensados são mais difíceis de sofrerem hidrólise, o que os tornam mais estáveis”, pontua a profissional. 

Segundo ela, durante vários anos os taninos foram incompreendidos na nutrição animal, associados a aspectos negativos, como fatores antinutricionais e, principalmente, à restrição de consumo alimentar.

“A Seta acredita no poder da versatilidade da natureza para inovar”, reforça Vitória (Foto: Seta)

“Com os avanços em pesquisa, eles ganham um novo olhar dentro da nutrição animal, como parte dos aditivos naturais. Isto porque possuem um amplo poder antioxidante celular, o que auxilia na homeostase do trato gastrointestinal, evitando disbioses”, salienta e acrescenta: “De forma fisiológica, a atuação dos taninos se dá através da melhora do epitélio intestinal, pois são potentes moduladores de microbiota, agindo na imunomodulação, de forma a controlar a presença de patógenos”. 

A empresa possui em seu portfólio o produto NutreSet, um aditivo natural, composto por taninos condensados, e que na prática, além de ser uma alternativa natural aos antimicrobianos, atua na retirada e substituição gradual de promotores de crescimento da avicultura e demais atividades. 

Nas dietas de frangos, por exemplo, estudos ressaltam a capacidade dos taninos, por meio do Nutreset, de melhorar os índices zootécnicos e modular a microbiota intestinal, auxiliando na redução de patógenos como Salmonella e Escherichia Coli. “Além disso, também foram evidenciadas melhorias no que diz respeito a oxidação lipídica da carne”, complementa Vitória, ao reforçar os inúmeros benefícios da utilização de taninos na nutrição animal dentro do sistema de produção.