Valeria Campos, de Curitiba (PR)
valeria@ciasullieditores.com.br
Curitiba (PR) foi a cidade escolhida para ser palco do 1º Symposium Feed Technology: Process and Nutrition Interaction, evento organizado pelo FTI, Feed Technology Institute – uma iniciativa concebida pela Evonik e DSM em parceria com a Nutrall, empresa incubada na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Nesta primeira edição, o evento soma mais de 330 inscritos, um público advindo de várias partes do Brasil e que representa grande parte da cadeia de proteína animal, diz Nei Arruda, marketing Estratégico para Essential Nutrition – América Latina – da Evonik. Além disso, complementa, o encontro conta com 23 patrocinadores e cinco apoiadores.
Com uma grade técnica que perpassa vários tópicos importantes da indústria de ração, o objetivo do evento é conectar a academia e a indústria para a construção de uma fábrica de ração piloto na UFPR. Sendo assim, 100% do lucro do simpósio será destinado a esse projeto.
Em sua apresentação, Marco Lara, gerente Regional de Soluções de Manuseio e Tecnologia de Moagem para Alimentação na Evonik, trouxe detalhes da fábrica. Segundo ele, além de ser um ambiente de experimentos dentro da universidade, o projeto terá como meta parcerias com empresas privadas.
“Esse é o grande objetivo. É a indústria entrar na fábrica para realizar experimentos com o intuito de resolver problemas do dia a dia e fomentar o desenvolvimento da cadeia como um todo”, realça Lara. E, somado a isso, esse espaço será de muito conhecimento, pois a ideia é também realizar cursos de especialização, pós-graduação e doutorado.
“Nós, empresas privadas e universidades, iniciamos um sonho e fomos executando. E, neste momento, estamos definindo as diretrizes. Mas é importante destacar que dentro desse comitê estamos abertos a escutar, pois tudo que será desenvolvido nesse meio, será utilizado pelo mercado”.
LEIA TAMBÉM:
Abate de bovinos cresce e avicultura bate recorde
Do pequeno ao grande produtor, País se beneficia do Agro
Recorde: safra 2023 pode chegar a 305,4 milhões de toneladas