Natalia Ponse | natalia@dc7comunica.com.br
A sustentabilidade na cadeia produtiva da carne suína tem ganhado força, especialmente por meio de parcerias estratégicas. Uma das mais recentes é a colaboração entre a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Grupo Pão de Açúcar (GPA), visando fomentar práticas sustentáveis e promover o bem-estar animal. Marcelo Lopes, presidente da ABCS, destacou a importância do varejo nesse processo e os benefícios esperados para produtores e consumidores.
“O varejo entra como ponto de educação e promoção da carne suína. Ao participar da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), eles se comprometem a treinar todos os colaboradores de açougue e a comunicar os benefícios da carne suína no período da campanha. Além disso, desenvolvem campanhas PDV e digitais com viés educativo para desmistificar a carne suína e ampliar ainda mais seu consumo”, explica Lopes.
E a parceria entre a ABCS e o GPA vai além da promoção. Um protocolo foi firmado para uniformizar as práticas de bem-estar animal (BEA) na produção suína, alinhando as expectativas do consumidor moderno com a capacidade de adaptação do sistema produtivo.
“Os produtores e frigoríficos têm investido muito na promoção do bem-estar animal dos suínos. Já temos normativas específicas, como a IN 113, que determinam os parâmetros de BEA nos sistemas de produção, com embasamento científico e reconhecimento mundial. A intenção deste protocolo é uniformizar esses protocolos, adequando-os à realidade da suinocultura nacional”, afirma o presidente da ABCS.
Essa iniciativa busca garantir que o bem-estar animal e a sustentabilidade estejam conectados, um fator crucial para atender às demandas do consumidor moderno, ele conta: “Bem-estar animal é um dos pilares de qualquer protocolo de sustentabilidade. Esses protocolos não se limitam ao BEA dos animais, há uma parte importante que considera a atenção às pessoas e comunidades envolvidas nos sistemas de produção, além do meio ambiente”.
E a SNCS deste ano tem expectativas ambiciosas. A organização espera alcançar mais de 135 milhões de consumidores e ajudar a incrementar o consumo de carne suína para chegar aos 21kg per capita em 2024. “Os diferenciais da SNCS 2024 são o foco na regionalização, personalização, varejo de proximidade e atacarejo. Ampliamos nossa participação no Nordeste e no interior de São Paulo, além de estar mais presente em segmentos do varejo que têm ganhado muito espaço entre os consumidores”, destaca Lopes.
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