Após testes negativos para a presença do vírus, foram descartados mais dois casos suspeitos de doença de Newcastle. A confirmação de resultados negativos é uma notícia positiva para os criadores e para a saúde das aves na região.
Em 17 de julho, um caso foi confirmado em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, localizado no município gaúcho de Anta Gorda, no Vale do Taquari.
Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Carlos Fávaro, os resultados reforçam que o foco confirmado se trata de um evento sanitário isolado e que não há sinais de propagação no entorno da granja comercial onde o vírus foi identificado.
Na granja onde o foco foi detectado foram realizados abates e enterro dos demais animais e o início do processo de limpeza e desinfecção do local, conforme determina o protocolo sanitário.
As equipes do MAPA e da defesa agropecuária estadual continuam em campo na área afetada, implementando as medidas do Plano de Contingência para a doença. Isso inclui a realização de investigações epidemiológicas em um raio de 10 quilômetros do local onde o caso foi confirmado.
As análises de focos suspeitos são realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da DNC pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Exportações brasileiras de peixes de cultivo disparam com crescimento de 72%