As ações positivas do anti-inflamatório não esteroidal (AINE) da Vetoquinol à base de ácido tolfenâmico no bem-estar de porcas e marrãs no pós-parto ganharam destaque a partir de um estudo internacional publicado no 13º Simpósio Europeu de Gestão da Saúde Suína, em Budapeste (Hungria). Os resultados para a saúde e a nutrição dos leitões são igualmente favoráveis.
Segundo o gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol, Guilherme Moura, a empresa oferece aos suinocultores um medicamento eficaz, que proporciona alívio à dor das porcas e marrãs recém-paridas. “Tolfedine® CS é um AINE que colabora enormemente para o aumento de produtividade dos leitões já nos primeiros dias de vida. Então, combinamos conforto e bem-estar à lucratividade do negócio”.
Na comparação entre um grupo tratado com o ácido e um grupo controle, houve significativa diferença em peso médio ao desmame, ganho de peso médio diário, mortalidade após o segundo dia de nascimento e desmame, além de um aumento considerável na imunidade dos animais.
O primeiro resultado expressivo foi o ganho no peso médio ao desmame de 814 gramas. A taxa de mortalidade no segundo dia pós-nascimento e no desmame também tiveram redução de 6% para em torno de 2% e de 12% para 6%, respectivamente. Outro ponto positivo foi o aumento considerável na imunidade dos leitões de marrãs tratadas com o anti-inflamatório.
As fêmeas suínas recém-paridas receberam uma única injeção de dois miligramas por quilo de peso corporal nas 12 horas pós-parto em instalações modernas na Espanha, onde os experimentos com Tolfedine® CS foram realizados. Os desempenhos zootécnicos obtidos foram bem distintos, os quais impactam diretamente na lucratividade do negócio e no sucesso da reprodução do plantel.
A solução utilizada no estudo apresentado no simpósio, Tolfedine® CS, princípio ativo exclusivo da Vetoquinol no Brasil, é um AINE de longa e rápida ação antipirética (reduz temperatura corporal), analgésica (atua na dor) e anti-inflamatória (atua diretamente no problema).
Fonte: A.I, adaptado pela equipe FeedFood.
Mercado da tilápia conquista recorde em 2023