Com a meta eliminar totalmente o volume de resíduos destinados a aterros sanitários até 2028, a SLC Agrícola, empresa produtora de commodities agrícolas, trabalha desde 2021 na implementação de um projeto de economia circular que já alcançou resultados significativos, como o índice de 99,8% de reciclabilidade na Fazenda Pamplona, em Cristalina (GO).
O projeto inclui compostagem de resíduos orgânicos das atividades agrícolas e sociais, como casquinha de algodão, restos de alimentos e esterco de animais. O material reciclado é convertido em fertilizantes orgânicos utilizados nas lavouras. Atualmente, além da Fazenda Pamplona, propriedades como Parnaguá (PI), Parceiro (BA) e Pioneira (MT) já utilizam o modelo, com expansão planejada para outras fazendas até 2028.
Álvaro Dilli, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e TI da SLC Agrícola, enfatiza a importância da economia circular: “Queremos prolongar a vida útil dos materiais e transformar resíduos em recursos úteis para nossa produção, conciliando crescimento econômico e sustentabilidade.” Desde o início da iniciativa, a empresa já reciclou cerca de 13.300 toneladas de resíduos orgânicos.
Com pioneirismo no uso da economia circular na agricultura, a SLC Agrícola segue reestruturando operações e construindo Ecofábricas para compostagem. O modelo contribui para reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência e diminuir custos..
Fonte: SLC Agrícola, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Brasil abre mercado no Vietnã para peles salgadas de bovinos
Exportações de carne de frango do Brasil registram crescimento e estabelecem novos recordes em 2024