Gabriela Couto, da redação
A produção cage free é uma produção de ovos de aves criadas livres de gaiolas, sendo assim, um processo que prioriza o bem-estar dos animais. Esse processo está ganhando espaço no Brasil e sendo muito utilizado por algumas empresas do setor de avicultura, como no caso da Mantiqueira Brasil, que tem cerca de 8,5% do total de sua produção nesse sistema.
O zootecnista da Mantiqueira Brasil, André Carrera, explica que na produção cage free as aves ficam alojadas dentro de um galpão com presença de ninhos, poleiros, comedouros, bebedouros e um substrato seco no piso onde podem ciscar e tomar banho de poeira.
“Nesse sistema todos os equipamentos são dimensionados nas devidas proporções, para que as aves possam expressar seus comportamentos naturais, como quantidade de poleiros por ave, densidade de alojamento (aves/m²), números de aves por bebedouro e espaço de comedouro por ave (cm/ave)”, comenta.
Carrera conta que o primeiro projeto de criação de aves livres de gaiolas da Mantiqueira foi no ano de 2017, na cidade de Paraíba do Sul (RJ). Atualmente, o grupo conta com unidades cage free nos municípios de Cabrália Paulista (SP), Lorena (SP), São Carlos (SP), Descalvado (SP) e Francisco Beltrão (PR). “Nós optamos pelo sistema livre de gaiola por acreditar no bem-estar animal e na crescente demanda por produtos com esta procedência” explica.
O profissional afirma que a equipe tem observado que nas unidades com sistemas de produção livres de gaiolas, os índices zootécnicos em termos de produtividade e mortalidade são melhores que os apresentados na produção convencional de ovos.
De acordo com Carrera, os sistemas de produção cage free possuem diversos níveis de tecnologias, dos quais variam os valores de investimentos iniciais e os custos operacionais. “Acreditamos que o uso de tecnologias mais avançadas tornará esse modelo de produção, com custos mais próximos dos custos de produção de ovos provenientes de aves criadas em gaiolas”, conta o profissional.
O sistema cage free, além de proporcionar bem-estar animal e favorecer a vida do animal, oferece inúmeros benefícios para todas as áreas do setor. Segundo o zootecnista, na visão do produtor, o sistema livre de gaiolas melhora a produtividade e os índices zootécnicos. Já para os animais, oferece as condições para eles expressarem seus comportamentos naturais. E, para o consumidor, contribui para a consciência de estar consumindo um produto com boas práticas de produção animal, que respeita o bem-estar.
A produção cage free melhora a produtividade dos animais, mas, de acordo com Carrera, não há estudos que demonstram uma diferença nutricional entre ovos de produção livre de gaiolas e da produção convencional. De qualquer forma, esse é um sistema que está ganhando cada vez mais força no País e que veio para ficar e somar na avicultura.