Publicidade
EVENTOS

Conteúdo

Simpósio da FACTA discute mecanismos moleculares e estratégias para reforçar a sanidade avícola

Especialista trará análises sobre os desafios que a tema Influenza Aviária e a Doença de Newcastle a representam para a avicultura global
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

A médica-veterinária Helena Lage, professora da USP, será uma das palestrantes no Simpósio de Imunossupressão e Enfermidades de Notificação Obrigatória em Aves e Suínos, promovido pela FACTA nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2025, em Campinas (SP). Com o tema “Etiopatogenia dos vírus da Influenza Aviária e Doença de Newcastle”, a especialista trará análises sobre os desafios que essas doenças representam para a avicultura global.

Helena abordará os mecanismos moleculares dos vírus, explicando como eles interagem com as aves, causam infecções e se transmitem entre espécies. “Vamos explorar as características desses patógenos, desde sua replicação até os danos causados aos órgãos e as manifestações clínicas”, adianta. Além disso, a palestrante destacará os riscos de disseminação internacional da Influenza Aviária e seu impacto na avicultura comercial.

Um ponto central da apresentação será a interação entre aves silvestres e domésticas, reconhecida como um dos principais fatores na transmissão de ambos os vírus. Helena enfatiza a necessidade de estratégias robustas para fortalecer a saúde do plantel. “A sanidade avícola passa por medidas eficazes de biosseguridade e vigilância contínua, especialmente diante de vírus com alta capacidade de disseminação”, destaca.

Ponto central da apresentação será a interação entre aves silvestres e domésticas (Foto: Reprodução)

O Simpósio, organizado pela FACTA, reunirá profissionais do setor para discutir avanços em prevenção e controle de doenças aviárias. A palestra de Helena Lage integra a programação do segundo dia, dedicado às enfermidades de notificação obrigatória, reforçando o compromisso com a sanidade animal no Brasil.

Fonte: Facta, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

SC registra 68 mil toneladas de carne suína exportadas e atinge segundo maior volume do ano

Brasil e Portugal fortalecem cooperação em pesquisa e segurança agroalimentar

Brasil apresenta iniciativas sustentáveis do agro em fórum da FAO em Roma