Natalia Ponse
O Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais chega, neste ano, à sua 13ª edição. Tradicionalmente, o encontro promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Suplementos Minerais (Asbram) traz em sua grade uma programação que vai além do conceito técnico da atividade.
“Na edição anterior, por exemplo, falamos sobre sustentabilidade de uma forma geral, incluindo a alma. Para isso, trouxemos um rabino, o Nilton Bonder, para falar sobre o assunto de um aspecto mais humano. Somos construtivistas, feitos à imagem e semelhança de Deus – não somos como uma peste, que dizima o espaço por onde passa”, insere a vice-presidente Executiva da Asbram, Elizabeth Chagas.
Nesta visão que agrega a sustentabilidade à ação humana, surge o propósito em aperfeiçoar o que já é feito de forma correta e, ao mesmo tempo, corrigir o que foi feito errado.
E é seguindo este storytelling do simpósio anterior que, neste ano, o tema é “Brasil sustentável e um paraíso restaurável”, baseado na obra de Jorge Caldeira, “Brasil: paraíso restaurável”.
A obra tem a seguinte sinopse: “O mundo está mudando depressa. Os alicerces de um futuro mais saudável, limpo e próspero estão sendo construídos. E, neste novo contexto, o Brasil, por suas potencialidades naturais, pode assumir uma posição de enorme destaque. É esta a oportunidade histórica que não podemos perder”.
A programação, então, será iniciada com a participação do próprio Jorge Caldeira – escritor, doutor em ciência política, mestre em sociologia e bacharel em ciências sociais pela faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo (Fflch – USP) e membro da Academia Brasileira de Letras.
Na sequência, o médico nutrólogo Wilson Rondó, especializado em nutrologia e clínica médica geral, vai liderar a palestra “Sinal verde para carne vermelha”; posteriormente, neste primeiro dia, o reconhecido economista José Roberto Mendonça de Barros vai abordar aspectos do mercado na palestra “Por onde anda a economia do mundo e do Brasil? O que esperamos do mercado pecuário?”. Ele possui doutorado em Economia pela USP (1973) e pós-doutorado no Economic Growth Center, na Yale University (1973/1974).
O segundo dia inicia com a palestra do triatleta Alessandro Medeiros, com a palestra “Carne: alimento saudável”. Brasileiro radicado nos eua, além das participações no mundial de Ultraman 2019, na ilha de Kona, no Havaí, e da proeza em correr 160km aos 50 anos, ele também é um dos principais embaixadores da dieta carnívora. Junto a ele, fala também a nutricionista Letícia Moreira, atuante em dietas low carb, cetogênica e carnívora para emagrecimento e esporte de endurance.
LENTE MACRO NA PECUÁRIA
Os assuntos abordados na edição deste ano do Simpósio da Asbram também irão aprofundar aspectos mais assertivos da pecuária em si. No painel “Redução de metano na nutrição bovina”, um pecuarista de leite e um de corte, já inseridos no conceito “no carbon”, falam sobre a prática da pecuária eficiente e sustentável.
Ainda nesta etapa, também compõem a lista o diretor do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Adriano Santhiago de Oliveira; e a zootecnista e pesquisadora da Embrapa, Fabiana Villa Alves.
E, para falar sobre as oportunidades no mercado asiático para além da China, o professor sênior de Agronegócio no Insper, Marcos Jank, explora todo o potencial daquela região para o agronegócio brasileiro.
“Um evento desse porte é muito difícil de encontrar no mercado brasileiro”, define Elizabeth Chagas, complementando: “Este simpósio é realizado de dois em dois anos pois vem com uma programação robusta, com a missão de nos fazer pensar em como sermos melhores seres humanos e, consequentemente, melhores naquilo que fazemos”.
As inscrições para o 13º Simpósio Asbram estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento. Lá, você sabe mais sobre os palestrantes, hospedagem, valores de inscrição e outras informações.
O 13º Simpósio Nacional das Indústrias de Suplementos Minerais será realizado entre 23 e 24 de setembro, no Hotel Palm Plaza, na Casa de Campo, em Campinas (SP).
Para informações específicas, envie um e-mail para [email protected].
LEIA TAMBÉM:
Brasil eleva em 381,6% as exportações de ovos em agosto
Embrapa lança ferramenta que antecipa ciclo reprodutivo de fêmeas de corte
Brasil foi eleito sede do Secretariado Mundial da Raça Angus