Com projeções de alta para o mês de julho, o setor está otimista quanto ao aumento das exportações, que posteriormente devem ser ainda mais impulsionadas pelo Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs) 2024.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) os embarques brasileiros de carne suína devem ultrapassar 100 mil toneladas em julho. Até o dia 21 de julho, foram embarcadas cerca de 89 mil toneladas.
O mês deve reforçar o movimento positivo das exportações em 2024, que apresentaram um aumento de 4,1% em volume nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2023.
“O mercado internacional está com demanda elevada por carne suína. Neste contexto, boas oportunidades foram abertas para o Brasil, que se apresentou como parceiro com capacidade de apoiar este fluxo”, avaliou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
As expectativas de crescimento incluem a realização de negócios no segundo semestre durante eventos internacionais, como é o caso do Siavs, programado para os dias 6, 7 e 8 de agosto no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
Na ocasião, seja por meio de estandes próprios ou de pavilhões compartilhados entre várias marcas, empresas produtoras e exportadoras deverão negociar novos embarques para os mais de 100 destinos da carne suína brasileira.
Durante o Siavs, os suinocultores ainda participarão de atrações exclusivas, incluindo a presença das principais empresas de equipamentos e tecnologias para granjas, além de palestras especiais para produtores de todo o Brasil.
Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e Troféu Curuca
Antes chamado de Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura e, hoje, transformado em Salão Internacional de Proteína Animal com o adendo das demais atividades em seu escopo, o Siavs tem como uma de suas tradições a presença do Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e a entrega do Troféu Curuca, prêmio considerado o Oscar da Sustentabilidade no Agronegócio, em sua programação oficial.
No tema deste ano do simpósio, vamos abordar o ESG. Estamos vivendo tempos em que a responsabilidade corporativa vai além dos lucros. As empresas que adotam abordagens sustentáveis não apenas prosperam nos negócios, mas também ajudam a moldar um mundo melhor para as gerações futuras.
Na ocasião, entre os presentes, estarão personalidades referência no setor, como o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e o sócio diretor da Biomarketing, colunista da FeedFood e especialista em marketing do agronegócio, José Luiz Tejon.
O Simpósio FeedFood de Sustentabilidade e a entrega do Troféu Curuca terão início às 14h no dia 07 de agosto, dentro da programação do Siavs 2024, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
Fonte: Siavs, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM NA REVISTA FEEDFOOD:
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade
Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável
Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite