Patrocinado
BOVINOCULTURA

Conteúdo

Seis estados voltam a exportar para o Canadá

Medida autoriza a exportação de carnes bovinas frescas desossadas e produtos cárneos processados crus
feedfood
Foto: Reprodução

O Canadá anunciou a retomada da importação de carne bovina brasileira, permitindo que estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) voltem a exportar para o país. A medida, comunicada pela Agência Canadense de Inspeção Alimentar (CFIA), autoriza a exportação de carnes frescas desossadas e produtos cárneos processados crus provenientes de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, além de municípios específicos em Mato Grosso e Amazonas.

Esses estados, que desde 2021 possuem o status de zonas livres de febre aftosa sem vacinação, agora poderão beneficiar-se da reabertura do mercado canadense, aguardada pelo setor. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), havia uma expectativa significativa pela retomada, especialmente para esses estados que, apesar de serem reconhecidos pela OMSA, enfrentavam restrições desde março de 2022 devido à suspensão das exportações de carne bovina crua.

Foto: reprodução
Em 2023, Brasil exportou mais de 10,5 bilhões de dólares em carne bovina, totalizando 2,28 milhões de toneladas (Foto: Reprodução)

Além disso, foi retirada a exigência de vacinação para a exportação de carne bovina cozida. Com essa mudança, qualquer estabelecimento brasileiro habilitado, independentemente do estado de origem, pode exportar carne cozida para o Canadá. Esse ajuste nas exigências deve impulsionar ainda mais as exportações brasileiras para o país norte-americano.

Em 2023, o Brasil exportou mais de 10,5 bilhões de dólares em carne bovina, totalizando 2,28 milhões de toneladas. O Canadá, por sua vez, importou 39 milhões de dólares em carne bovina brasileira, registrando um crescimento de 18% em comparação com 2022, demonstrando o potencial para expansão do comércio entre os dois países.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Fiscais agropecuários podem entrar em greve

Abate bovino registra 9,96 milhões de cabeças

Furnas e Ilha Solteira liberados para produção de pescado