De acordo com a Conab, resultado deve superar em 2,8% a produção anterior
O 5º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última terça-feira (12), aponta que a produção brasileira de grãos do período 2018/2019 deve alcançar 234,1 milhões de toneladas. Se comparado com a safra passada, o crescimento deverá ser de 6,5 milhões de t, o que representa volume 2,8% superior.
De acordo com o levantamento, a produtividade supera a marca registrada no ano passado, mesmo com a falta ou ocorrência de chuvas pontuais, além da incidência de temperaturas elevadas em algumas regiões de maior produção. O grau de eficiência produtiva média do país deve passar dos 3.692 para 3.738 kg/ha.
Houve incremento de 910,5 mil hectares na área plantada ou 1,5% a mais em relação à safra 2017/18, elevando o total para 62,6 milhões de hectares (Foto: reprodução)
A soja deve reduzir 3,3%, atingindo 115,3 milhões de toneladas, mas com aumento na área de 1,9%. O fator responsável é a redução da produtividade, ocasionada por adversidades climáticas em alguns Estados. O milho primeira safra também perde em produção, atingindo 26,5 milhões de toneladas e a área cultivada reduz 1,2%. Mas, se acrescida da segunda safra, a produção total poderá alcançar 91,7 milhões de toneladas, 13,6% a mais que em 2017/18.
“A soja a principal cultura, foi afetada de forma bem pequena em relação as outras culturas”, observa o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eduardo Sampaio. “Mas se espera uma boa safra de milho”, afirmou.
Confira o boletim completo, incluindo outras culturas como algodão, arroz e feijão, clicando aqui.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.