Os consumidores hoje em dia estão mais atentos e buscam sempre alimentos mais naturais e seguros. Pensando nisso, a indústria de aves tem voltado o seu olhar para o poder dos óleos essenciais na prevenção e cura de diversos problemas de saúde, no reforço da imunidade e na promoção do bem-estar.
O Avinatus, produto desenvolvido pela Safeeds, é um bom exemplo: combina bioativos (elementos constituintes dos óleos essenciais) e ácidos orgânicos para proporcionar mais saúde e vitalidade às aves e, como consequência, reduzir o uso de antibióticos. Afinal, um organismo saudável está menos suscetível às doenças.
Lançado no mercado após 10 anos de pesquisa, o Avinatus é uma combinação cuidadosamente selecionada de óleos essenciais e ácidos orgânicos, os quais apresentam propriedades para fortalecer a saúde das aves, reduzir inflamações e melhorar a performance metabólica.
O Brasil produz mensalmente mais de 14 milhões de frangos, dos quais 5 milhões já usam o Avinatus. Isso comprova o domínio da indústria pela eficácia do produto, já que ele tem levado a uma melhora de 1% a 2% na conversão alimentar e no ganho de peso.
O Avinatus foi concebido para atender às demandas de um mercado avícola cada vez mais exigente, com desafios sanitários elevados e que busca reduzir ou eliminar o uso de antibióticos na produção de aves e ovos destinados ao consumo humano. Com a necessidade de atender a estes mercados internos e externos altamente exigentes, o Avinatus se tornou uma solução essencial para garantir a segurança alimentar e a saúde das aves.
“Nós conseguimos montar uma fórmula que fosse adequada aos desafios da avicultura brasileira, que é uma das aviculturas mais eficientes do mundo e com desafios de produção gigantescos. Com a redução no uso de antibióticos e fortalecimento da saúde do animal, além de reduzirmos os custos de produção, o Avinatus leva mais segurança alimentar a quem vai consumir essa carne ou ovos”, comentou Osmair Stuani, médico veterinário e gerente da Safeeds.
Ele ainda explica que o processo de pesquisa e desenvolvimento do Avinatus levou uma década devido à necessidade de validar sua eficácia e segurança para os animais e consumidores. Afinal, o uso de determinados insumos não pode interferir no odor e sabor da carne. A Safeeds investiu em parcerias com universidades e possui mais de 79 convênios com instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, para que as pessoas possam consumir frangos feitos com ciência e total segurança alimentar.
Um dos pontos-chave do Avinatus é sua tecnologia de microencapsulação, que protege os ativos do produto até que alcancem o sistema gastrointestinal das aves, que é onde eles devem iniciar sua ação. A matriz que envolve os óleos essenciais e ácidos orgânicos atua impedindo a interação com a ração e preserva sua eficácia durante o processo de produção e transporte. Após ser consumido pela ave, a microencapsulação garante a liberação controlada dos ativos, assegurando sua eficácia no momento certo.
Ao chegar ao intestino das aves, o Avinatus atua de forma gradual e orquestrada, promovendo uma melhora na saúde intestinal beneficiando a microbiota e o sistema imune dos animais. Isso resulta em aves mais saudáveis, com maior resistência a desafios ambientais e menor necessidade de antibióticos.
Fonte: Safeeds, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Granja Sítio São Bento: eficiência com tecnologia e sustentabilidade
Revolução tecnológica na suinocultura: um avanço inevitável
Inverno: os cuidados em avicultura, aquicultura e bovinocultura de leite