Um mês após a detecção de um caso isolado de Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS), a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) reuniu representantes do Serviço Veterinário Oficial do Estado e do Ministério da Agricultura (MAPA) para avaliar as medidas adotadas e traçar estratégias de reabertura dos mercados internacionais.
Dr. Fernando Groff, da Secretaria da Agricultura do RS (SEAPI), apresentou um balanço das ações implementadas, destacando o impacto das fortes chuvas na região afetada e a importância das medidas de biosseguridade. Já o Dr. Marcelo Mota, do Departamento de Saúde Animal do MAPA, ressaltou o incidente como um teste importante para a capacidade de resposta do setor e informou sobre os esforços para comunicar a normalização sanitária a países como China e México, visando à retomada das exportações até o início de setembro.
José Eduardo, presidente executivo da ASGAV, destacou a colaboração entre os setores público e privado, enfatizando a necessidade de continuar os esforços para reabrir os mercados, que são cruciais para a imagem da avicultura brasileira. Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), elogiou a transparência e seriedade das ações durante a crise e mencionou avanços nas negociações com países como África do Sul e Uruguai para retomar as exportações.
Fonte: Asgav, adaptado pelo equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
SBSS 2024: Suinocultura avança com inovação e networking
Mantiqueira Brasil aposta em crescimento do mercado de ovos para 2025