Gabriela Couto, de Cuiabá
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O Road Show para jornalistas do agronegócio, especial Mato Grosso, encerrou sua programação nesta quinta-feira (07). A série de visitações in loco serviu para fortalecer a pecuária mato-grossense e mostrou um pouco do dia a dia dentro da porteira.
Os comunicadores iniciaram o dia com visitação na sede da Aprosoja MT, onde foram recebidos pelo presidente Fernando Cadore e puderam conhecer um pouco mais sobre a instituição e o projeto Soja Legal: produzindo com respeito, que é uma parceria com a Esalq-USP.
A segunda visita do dia foi na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), onde tiveram um bate-papo com o presidente Gustavo de Oliveira, sobre agroindústria e agronegócio. Os jornalistas também conversaram com Pedro Máximo, gerente de economia da federação.
Ainda na sede da FIEMT, Monique Kempa, gerente de inteligência de mercado do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), apresentou um pouco do trabalho do IMEA, mostrando algumas de suas análises, destacando agronegócio da soja, do milho e a pecuária de corte. “Em 2021, o confinamento do Mato Grosso teve mais de 800 mil cabeças, mas a expectativa para esse ano é de queda, por conta do alto custo de produção”, explicou a gerente.
Bruno Andrade, do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), também bateu um papo com os comunicadores. O profissional mostrou como eles trabalham no IMAC, destacando os quatro principais pilares: imagem da carne; regularização ambiental; transparência e rastreabilidade e intensificação do carbono.
Na parte da tarde, os jornalistas participaram de uma série de palestras sobre sustentabilidade no parque de exposições, onde está acontecendo a 45° edição da Expoagro de Cuiabá.
A edição especial Mato Grosso do Road Show, contou com 21 jornalistas do agronegócio, vindos de 9 estados brasileiros.