MERCADO

Conteúdo

Ribeirão Preto sedia encontro inovador sobre intensificação de pastagens

O evento da Scot Consultoria foi organizado em quatro blocos: mercado, oportunidades, manejo e integração lavoura-pecuária
feedfood

Ao integrar práticas de manejo adequadas, os produtores podem aumentar a produtividade e a qualidade das pastagens, reduzindo o impacto ambiental e promovendo a preservação dos recursos naturais. Neste cenário, a intensificação de pastagens é crucial para a sustentabilidade do agronegócio, pois maximiza a produção de alimentos de forma eficiente e sustentável, atendendo à crescente demanda global.

Com isso, o Encontro de Intensificação de Pastagens da Scot Consultoria reuniu cerca de 700 produtores, especialistas e entusiastas do setor, representando 217 cidades, 18 estados e o Distrito Federal, para discutir temas como manejo de pastagens, mercado, inovação e integração lavoura-pecuária entre os dias 25 e 26 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). A edição de 2024 foi organizada em quatro blocos: mercado, oportunidades, manejo e integração lavoura-pecuária.

O primeiro bloco do evento focou no mercado e contou com palestras de Alcides Torres, Pedro Gonçalves, Felipe Fabbri, Ana Paula Oliveira, Kellen Severo e Alex Lopes. Na ocasião, Alcides Torres abriu discutindo preços, abate e demanda. Felipe Fabbri abordou o mercado de grãos e as expectativas para a próxima safra, enquanto Pedro Gonçalves falou sobre pastagens e a transição do ciclo pecuário. Já Ana Paula Oliveira lançou o “Circuito Cria”, uma expedição para entender a pecuária de cria. Kellen Severo e Alex Lopes discutiram os impactos das movimentações geopolíticas no setor agropecuário. O bloco foi encerrado com um debate que incluiu dois convidados especiais.

Terceiro bloco contou a presença de Janaina Martuscello, Sila Carneiro, Felipe Moura, Luís Drumond e Ney Xavier (Foto: divulgação)

Dando sequência, no bloco de oportunidades, participaram Fábio Gonçalves, Elinaldo Paniago e Jefferson Piccini. Fábio apresentou um estudo de caso, seguido por Elinaldo, que abordou planejamento, ILP e a “quarta safra” com créditos de carbono. Jefferson encerrou o bloco discutindo alternativas e oportunidades de investimento. O debate contou com a presença de quatro convidados: Gracie Verde Selva, João Lucas, Renato Rodrigues e Mário Garcia.

O terceiro bloco, realizado na manhã do segundo dia do encontro, foi aberto por Janaina Martuscello, que enfatizou a necessidade de mudar hábitos antigos para aumentar a produtividade do pasto. Sila Carneiro apresentou sobre manejo de forrageiras, seguido por Felipe Moura, que discutiu estratégias para otimizar a produtividade das pastagens. Luís Drumond, especialista em irrigação, encerrou as palestras, focando em como implementar um sistema de irrigação eficaz. O bloco foi concluído com um debate que incluiu Ney Xavier, consultor independente.

Na parte da tarde, o evento seguiu com o quarto bloco, focado na integração lavoura-pecuária. Antônio “Tóti” Rosa, da Embrapa Gado de Corte, abriu a tarde discutindo a integração e a trajetória da pecuária no Brasil. Sergio Freitas apresentou um estudo de caso sobre os benefícios da integração. Amarildo da Silva abordou o uso de silagem e pré-secado de milho, enquanto Paulo Carvalho destacou a crescente importância dos consultores no agronegócio. O bloco foi encerrado com um debate que incluiu os convidados Leandro Barbero e Roberto Giolo.

Fonte: Scot Consultoria, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Produção de rações cresce 1,4% no primeiro semestre

Governo destina R$ 60 milhões ao Mapa para reforçar RS

Exportações de genética avícola registram crescimento de 5,7%