Natalia Ponse | [email protected]
A qualidade do ovo in natura é influenciada por diversos fatores que começam no ambiente de produção e se estendem até o consumidor final. Daniela Duarte, diretora Técnica do Instituto Ovos Brasil, destaca que “nutrição, sanidade, manejo, armazenamento e transporte são alguns dos principais pontos que afetam a qualidade do ovo”.
O Instituto Ovos Brasil desempenha um papel fundamental nesse aspecto, promovendo a imagem do ovo e fornecendo informações relevantes sobre sua qualidade e valor nutricional, guiando os consumidores na escolha do melhor alimento.
No galpão, o cuidado com a alimentação e a saúde das aves é fundamental. “É importante que se tenha cuidado com o alimento fornecido para as aves, qualidade da água, saúde das aves incluindo um bom programa de vacinação”, explica Duarte.
A nutrição adequada das aves é essencial para a qualidade dos ovos. “Formular as rações preferencialmente atendendo as recomendações dos manuais das linhagens para cada fase da vida da ave” é uma prática recomendada, pois “o crescimento e desenvolvimento adequado das frangas é refletido na fase de produção de ovos”. Ainda, durante a produção, ajustar a nutrição pode alterar a composição nutricional dos ovos, enriquecendo-os com nutrientes como ômega 3 e vitamina E.
Além da nutrição, o manejo correto é crucial. Isso inclui “cuidado com a coleta dos ovos, limpeza dos galpões e aparadouros/gaiolas, transporte e finalmente um bom acondicionamento dos ovos até que chegue ao consumidor final”. Os desafios logísticos, como o transporte e armazenamento adequados, são significativos.
A manutenção da qualidade também tem um impacto econômico e de imagem para os produtores. “As empresas têm o dever em produzir atendendo o melhor padrão de qualidade, especialmente porque se produz alimentos para o consumo humano. O impacto negativo na imagem da empresa e o risco para o consumidor é imenso”, alerta Duarte.
Para enfrentar esses desafios, as granjas têm investido em programas de controle de qualidade e certificações, que atestam tanto a forma de produção quanto a rastreabilidade dos ovos.
A comunicação e a educação dos consumidores sobre a qualidade do ovo são igualmente importantes. “Fazer uma comunicação efetiva da qualidade do ovo, das características desejáveis de um ovo de qualidade ajuda o consumidor a entender o que realmente importa na busca pelo melhor ovo nos pontos de venda”, finaliza Duarte.
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