Publicidade
ARTIGO

Conteúdo

Protocolo redefine padrões da pecuária e impulsiona transição a um futuro mais verde (e lucrativo)

Embrapa explora os avanços do protocolo Carne Baixo Carbono (CBC)
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

por Glaucia Bezerra | glaucia@dc7comunica.com.br

Com a validação do Protocolo Carne Baixo Carbono (CBC), a Embrapa avança em direção à sustentabilidade na pecuária. Resultados recentes de sua avaliação técnica, conduzida no Cerrado baiano, revelam não apenas potencial para mitigar emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), mas também promissores indicativos de melhoria na produtividade e qualidade da carne.

A implementação do CBC emerge como um marco crucial na conciliação entre rentabilidade e responsabilidade ambiental, redefinindo os padrões da pecuária e impulsionando a transição para um futuro mais verde, sustentável e lucrativo.

Durante os dois anos de validação do protocolo CBC foram examinados oito parâmetros técnicos essenciais. Estes incluíram tanto a densidade do solo quanto a quantidade e qualidade de carbono no solo, a disponibilidade de forragem, a cobertura do solo, o ganho de peso médio diário dos animais, o ganho de peso por área e as emissões entéricas.

Tais parâmetros são destacados pela Embrapa como elementos cruciais no Protocolo CBC, que visam fortalecer as práticas agrícolas sustentáveis na pecuária, em consonância com as regulamentações legais ambientais e trabalhistas.

Equipe do projeto CBC: Roberto Giolo, Flávia Santos e Márcia Silveira (Foto: Adail Rodrigues)

Segundo a pesquisadora que coordenou o trabalho de validação das diretrizes para produção de CBC, Márcia Silveira – antes pesquisadora na Embrapa Pecuária Sul (RS) e, atualmente, à frente do projeto na Embrapa Milho e Sorgo (MG) –, os resultados mostram que a implantação do protocolo garante produtividade e qualidade da carne, de forma a aumentar a lucratividade do produtor, sem abrir mão da manutenção ou aumento do estoque de carbono do solo e da mitigação da emissão de GEE.

Outra consequência positiva é o efeito poupa-terra, ou seja, uma menor pressão sobre a vegetação nativa.

Estas marcas, como a CBC e a CCN, vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Plataforma Pecuária de Baixa Emissão de Carbono, iniciativa brasileira desenvolvida pela Embrapa em parceria com empresas parceiras. O objetivo é valorizar produtos pecuários produzidos em sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental.

As diretrizes técnicas para a produção de Carne Baixo Carbono foram lançadas em 2020, e estão alinhadas ao Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+). Estes parâmetros necessitavam de validação em um ambiente de produção comercial antes da disponibilização do protocolo para adesão voluntária por parte dos pecuaristas.

“Nesse sentido, o trabalho de validação desenvolvido pela Embrapa servirá como modelo para certificação da marca-conceito CBC nas fazendas de pecuária de corte que desejarem produzir carne dentro deste escopo”, ressalta o pesquisador da Embrapa Gado de Corte e líder da Plataforma Pecuária de Baixo Carbono, Roberto Giolo.

Leia a reportagem “CADA DIA MAIS SUSTENTÁVEL”, completa e sem custo, na edição de maio (nº 205) da Revista FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Estudo destaca crescimento de granjas tecnificadas de suínos no Brasil

Congresso das Mulheres vai reforçar potencial feminino em 2024

Quais são os fatores que afetam a qualidade do ovo?