MERCADO

Conteúdo

Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas recebe reforço financeiro

Programa tem a meta de recuperar 40 milhões de hectares nos próximos dez anos, incentivando produtores a adotarem boas práticas agrícolas
feedfood

Buscando atender metas de sustentabilidade do setor agropecuário, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se, no dia 12 de novembro, com João Paulo Capobianco, secretário-executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Guilherme Checco, diretor de Programa da mesma pasta, para discutir estratégias e regulamentação de investimentos para o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que busca reverter áreas degradadas em espaços produtivos e sustentáveis, contribuindo para a redução do desmatamento e o sequestro de carbono.

Segundo Fávaro, o PNCPD é uma extensão das ações do Renovagro, que já recuperou mais de um milhão de hectares de pastagens, ajudando a capturar carbono e fortalecer a sustentabilidade do setor agropecuário. “Recuperar essas áreas é fundamental para o equilíbrio ambiental e a produção sustentável, conciliando desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente”, ”, afirmou o ministro.

De acordo com o MAPA, o programa tem a meta ambiciosa de recuperar 40 milhões de hectares nos próximos dez anos, incentivando produtores a adotarem boas práticas agrícolas. Para isso, o governo oferecerá condições de crédito com taxas reduzidas, estimulando a adesão de pequenos e grandes produtores a um modelo de produção sustentável e regenerativo. “Além de fomentar a sustentabilidade, o PNCPD contribui para mitigar os impactos das mudanças climáticas”, informou Fávaro.

Reunião discutiu estratégias e regulamentação de investimentos para o Programa (Foto: Divulgação)

A reunião contou com a participação de outras autoridades da área ambiental e agrícola, que discutiram a implementação de políticas de controle do desmatamento e queimada, além da gestão de recursos destinados à conservação.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Parceria pública e privada avança no monitoramento das emissões no agro

Ricardo Santin é reconduzido como vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA)

Nova Portaria estabelece cotas para a produção de pescados na Usina de Três Marias (MG)