Pesquisar
Close this search box.
Patrocinado
ARTIGO

Conteúdo

Produção e preservação andam de mãos dadas 

Gustavo Spadotti A. Castro é chefe-geral da Embrapa Territorial e membro do Conselho Científico Agro Sustentável 
feedfood

No dia 5 de junho, celebramos mais um Dia Mundial do Meio Ambiente. A data nos convida a refletir sobre a preservação dos recursos naturais e a conscientização de todos os cidadãos acerca da necessidade de cuidarmos do nosso planeta. Destaco, neste texto, a relevância da data e os paralelos com os trabalhos desenvolvidos por nosso centro de pesquisa. 

O corpo técnico-científico da Embrapa Territorial tem se empenhado incessantemente em descortinar o papel de cada um dos atores na proteção, preservação e conservação ambiental, auferindo, com números, mapas e fatos, a sustentabilidade do mundo rural brasileiro. Entre nossas áreas de atuação, destacam-se as análises sobre a atribuição, ocupação e uso das terras do território brasileiro, o monitoramento do balanço de carbono e da biodiversidade faunística em nossos sistemas de produção e a valorização do papel dos produtores rurais na preservação do meio ambiente. 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma ferramenta fundamental para o planejamento e controle ambiental das propriedades rurais. Por meio de análises circunstanciadas, fornecemos informações estratégicas para auxiliar a formulação de políticas públicas e privadas, além da tomada de decisões e adoção de práticas sustentáveis por parte dos produtores. Essa iniciativa fortalece a gestão ambiental, incentiva o cumprimento da legislação e promove a conservação dos recursos naturais em áreas rurais. 

Além disso, a Embrapa Territorial se dedica ao monitoramento do balanço de carbono e da biodiversidade faunística em nossos sistemas de produção, compreendendo a importância de conservar a rica diversidade de animais presentes em nosso País, bem como analisar melhorias no balanço entre as emissões e o sequestro de carbono por meio das boas práticas agropecuárias. Com estudos e pesquisas, buscamos compreender os impactos das atividades humanas sobre a fauna e o ciclo do carbono, identificando espécies ameaçadas e propondo medidas de conservação que conciliem o desenvolvimento agrícola com a proteção da biodiversidade e a redução do impacto dos gases do efeito estufa nas mudanças climáticas. 

Nossos esforços também se voltam à valorização do papel dos produtores rurais na preservação do meio ambiente, pouco reconhecidos por dedicarem área, tempo e recursos financeiros em prol da vegetação nativa. Reconhecemos estes profissionais como campeões na missão de produzir alimentos, fibras e energias renováveis em cumprimento com a legislação vigente, o que promove o equilíbrio de nossos biomas. Por meio de capacitações, treinamentos e disseminação de tecnologias, incentivamos a adoção de práticas sustentáveis para a conservação dos recursos naturais, a recuperação de áreas degradadas e a produção com boas práticas agrícolas altamente tecnificadas. Esta transferência de tecnologias leva em consideração a tipologia/situação do produtor rural, ou seja, é adaptada à sua condição de renda, escala de produção e localização. Com ciência e prática, também auxiliamos na promoção da imagem do Agro brasileiro, seja junto aos nossos varejistas e consumidores locais, seja em fóruns internacionais, buscando evidenciar a sustentabilidade de nossa produção agropecuária. 

No mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, é importante ressaltar que a preservação ambiental não é apenas responsabilidade de um órgão ou instituição, mas sim um compromisso coletivo. A Embrapa Territorial reafirma seu comprometimento em promover ações que contribuam para a conservação do meio ambiente e a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. Podemos e devemos mostrar ao mundo que: Produção e Preservação andam de mãos dadas. 

LEIA TAMBÉM:

Abate de bovinos cresce e avicultura bate recorde

Do pequeno ao grande produtor, País se beneficia do Agro

Recorde: safra 2023 pode chegar a 305,4 milhões de toneladas

Patrocinado
Patrocinado