Publicidade
EVENTOS

Conteúdo

Produção de leite de caprinos, ovinos e bubalinos será debatida em simpósio

Leite de cabra, um dos produtos abordados no TecnoLeiteS, tem produção de 25 milhões de litros por ano no Brasil
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br
FOTO: REPRODUÇÃO

A Embrapa e o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG), irão promover o “1º Simpósio Tecnológico de leite de diferentes espécies – TecnoLeiteS”, no dia 24 de novembro de 2023, para debater a produção de leite de cabras, ovelhas e búfalas, em Juiz de Fora (MG).

Os aspectos sobre o mercado, o processamento, a comercialização e legislação referentes às cadeias de leite desses animais serão temas abordados durante o evento, que conta com palestras e espaço para apresentação de trabalhos científicos em sua programação.

O objetivo do TecnoLeiteS será divulgar informações relacionadas a atividades que estão em crescimento no país, mas que ainda demandam estudos e a consolidação de conhecimentos para a produção nacional.

Simpósio abordará aspectos da produção de leite de diferentes espécies no Brasil (FOTO: REPRODUÇÃO)
Simpósio abordará aspectos da produção de leite de diferentes espécies no Brasil (FOTO: REPRODUÇÃO)

Para a pesquisadora do núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos (sediado na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora-MG) e também integrante da comissão organizadora do Simpósio, Izabel Carneiro, ainda há carência de informações relativas à produção e qualidade do leite dessas espécies e seus produtos derivados.

“Existem trabalhos em execução, produtores ávidos por novidades para o aprimoramento dos negócios, mas pouca visibilidade e divulgação dos dados nacionais. A partir deste encontro, as lacunas poderão ser elencadas e sistematizadas, para melhor nortear os trabalhos de pesquisadores que podem convergir para melhoria da qualidade do leite produzido por outras espécies no Brasil”, relata Izabel.

A pesquisadora ainda destaca que, “espera-se que a informação sobre estes leites seja amplamente divulgada, para que aconteça o estímulo ao consumo e, desta forma, a roda da produção gire: aumento de consumo, aumento da procura por estes alimentos no mercado, aumento da exigência pela qualidade da matéria prima, melhor capacitação dos produtores e promoção da assistência técnica especializada”.

Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o Simpósio acesse o site.

Fonte: Embrapa, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023

Ações brasileiras são destaque nas Conferências da FAO

Uso de tanino reduz emissão de GEE em 17% na pecuária