Os preços do boi gordo seguem firmes nas praças, conforme informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), nesta quinta-feira (14). Na parcial do mês de dezembro, até o dia 12, o Indicador CEPEA/B3 registrou alta de 4,6%.
O suporte está relacionado a necessidade de garantir escalas por parte de alguns frigoríficos, mas principalmente neste final de ano, período o qual muitos pecuaristas tendem a reduzir o ritmo das vendas.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), as exportações de carne bovina in natura também estão aquecidas, fechando a segunda semana de dezembro em 64,87 mil toneladas, com embarque médio diário de 10,81 mil toneladas, 55,75% superior ao verificado no ano anterior.
Em 2023, entre os meses de janeiro e setembro, o número de abates de bovinos no Brasil foi o maior dos últimos nove anos, com crescimento de 24,64 milhões de animais. A participação das fêmeas (vacas adultas e novilhas) atingiu 42,3% do total, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Cepea, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023