MERCADO

Conteúdo

Preço da soja sente impacto do mercado externo

feedfood

As últimas notícias para o setor agropecuário são de extrema importância, para que, produtores já se preparem para mais reflexos que a guerra entre os países europeus possam causar ao mercado interno brasileiro. Por isso, o possível aumento da tarifa de exportação de insumos como, farelo e óleo de soja por parte da Argentina, principal abastecedora global desses produtos, podem redirecionar a demanda ao Brasil por parte de outros países.

O preço do insumo internamente já vem apresentando aumento constante, o mercado aquecido, tem pressionado as cotações devido a alta demanda. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), por enquanto, já se observam restrições nas negociações argentinas dos produtos para exportação, o que pode indicar valores ainda mais altos.

Ainda de acordo com o Cepea, “na média das regiões acompanhadas, os valores do farelo de soja subiram 0,4% entre 11 e 18 de março. De fevereiro para março (até o dia 18), as médias de 20 das 31 regiões atingiram patamares recordes, em termos nominais. Para o grão, a firme demanda por farelo e a retração vendedora limitaram a queda nos preços, que seguem pressionados pela proximidade da finalização da colheita nas principais regiões do Brasil e pela desvalorização externa. Além disso, o aumento do frete rodoviário também reduziu o valor recebido pelos produtores no interior do País”.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

LEIA TAMBÉM:

Conflito em leste europeu impacta setor suinícola brasileiro

Período de vacinação contra febre aftosa começa em maio

Ceva alerta produtores sobre Pleuropneumonia Suína