O corte da picanha conquistou o título de melhor prato do mundo, conforme divulgou o Taste Atlas – enciclopédia online especializada em avaliações gastronômicas, na última terça-feira (12).
O primeiro lugar no ranking foi garantido com 4.75 de 5 estrelas, após uma votação que reuniu mais de 270 mil avaliações de leitores. Entretanto, o Brasil ficou na 12ª posição geral, atrás da culinária italiana, japonesa e grega.
O Top 3 do pódio global também foi disputado pelo roti canai, prato típico da Malásia, que ganhou a segunda posição com 4.74 estrelas, seguido do phat kaphrao tailandês, um refogado que ocupou o terceiro lugar com 4.73 estrelas.
Contudo, outros três pratos brasileiros também estiveram presentes no ranking de 2023. O tradicional vapatá, da culinária nordestina e nortista, se destacou na 16ª posição, enquanto o escondidinho preencheu o 58º lugar e o tutu de feijão o 93º.
Entre os 15 melhores pratos do mundo estão, na respectiva ordem: Picanha, Brasil; Roti Canai, Malásia; Phat kaphrao, Tailândia; Pizza napolitana, Itália; Guotie, China; Khao Soi, Tailândia; Butter Garlic Naan, India; Tangbao, China; Shashlik, Rússia; Phanaeng Curry, Tailandia; Pappardelle al cinghiale, Italia; Ameijoas à Bulhão Pato, Portugal; Pempek, Indonesia; Bánh mì Thit, Vietnã; e Tom kha gai, Tailândia.
Fonte: Globo Rural, adaptado pela equipe FeedFood.
PIB do agro tem avanço acumulado de 0,5% em 2023