A cadeia produtiva agropecuária tem sido ampliada e fortalecida pelo alcance comercial da recente abertura de mercado no Peru para a exportação brasileira de hemoderivados bovinos e suínos, a qual representa uma significativa oportunidade para os produtores e exportadores desses produtos.
Os hemoderivados, destinados à alimentação animal, são subprodutos da agroindústria utilizados como ingredientes em rações para aumentar o valor nutricional da dieta dos animais. Esses subprodutos incluem plasma, hemoglobina e outros componentes que são ricos em proteínas, minerais e vitaminas, essenciais para o crescimento e a saúde.
As exportações para o Peru ultrapassaram US$724 milhões em 2023, com destaque para produtos florestais, carne e soja. Contudo, em menos de seis meses, esta se trata da terceira abertura para os produtos agrícolas brasileiros. No primeiro quadrimestre deste ano, foram comercializados em torno de US$208 milhões.
Entre os meses de janeiro e maio de deste ano, foram abertos 46 mercados em 27 países, totalizando 124 novos mercados em 51 países desde o início de 2023.
Fonte: MAPA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Rio Grande do Sul recebe doação de dois milhões de quilos de carne
Especialistas debatem os avanços e os desafios na indústria leiteira
Mês de abril registra leve alta nos custos de produção de frangos e suínos