Publicidade
MERCADO

Conteúdo

Parceria Sebrae e Aurora Coop transforma gestão de propriedades rurais

Programa Encadeamento Produtivo alcança 60 mil pessoas em 25 anos de atuação
Por feedfood
feedfood@feedfood.com.br

O programa Encadeamento Produtivo, desenvolvido em parceria pelo Sebrae e pela Aurora Coop, celebra 25 anos de impacto significativo no meio rural, tendo atendido quase 60 mil pessoas e mais de 35 mil empresas em todo o Brasil. Durante evento em Chapecó (SC), representantes do Sebrae, da Aurora Coop e consultores destacaram os resultados alcançados em 2024, incluindo novas capacitações e a ampliação do alcance para quatro estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Com o objetivo de promover a profissionalização da gestão nas propriedades rurais, o programa oferece capacitações em áreas como sustentabilidade, eficiência energética e qualidade total. Em 2024, foram realizados 37 grupos de De Olho na Qualidade, com 646 participantes, além de iniciativas em sustentabilidade e diagnósticos energéticos, que atenderam 102 propriedades. “Estamos consolidando um trabalho que esboça um caminho próspero para o setor rural”, avaliou Marcos Lopes, gerente de desenvolvimento rural cooperativo da Aurora Coop.

O impacto transformador do programa também foi reforçado por Marcos Antonio Zordan, vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop, ao reconhecer a evolução da economia rural nas regiões atendidas. “Saímos do zero em várias áreas e hoje vemos produtores capacitados para gerir suas propriedades com uma visão empreendedora e mais profissional”, destacou. Ele atribuiu o sucesso à metodologia do Encadeamento Produtivo, que alia tecnologia, gestão e filosofia cooperativista.

“Em algumas regiões saímos do zero e hoje visualizamos a mudança” – Marcos Antonio Zordan, diretor vice-presidente de agronegócios da Aurora Coop (Foto: Divulgação)

Além das ações de capacitação, o evento contou com depoimentos de parceiros como Sicredi, Sicoob e Senar, que evidenciaram o papel do cooperativismo e da gestão consciente no desenvolvimento regional. “É gratificante ver os empreendedores adotando práticas que não apenas melhoram a produtividade, mas também a qualidade de vida no campo”, afirmou Helder Barbosa, supervisor regional do Senar/SC. Com o apoio de diversas cooperativas, o programa projeta ampliar suas ações para 2025, fortalecendo ainda mais o meio rural.

Fonte: Sebrae, adaptado pela equipe FeedFood.

LEIA TAMBÉM:

Anffa Sindical alerta para desafios do recente acordo entre o Mercosul e a União Europeia

Workshop Pecuária Intensiva a Pasto encerra atividades com debates sobre desafios e perspectivas do setor

Exportações de carne de frango deverão totalizar 5,3 milhões de toneladas em 2024