Wellington Torres, da redação
Na busca pelo compartilhamento contínuo de conhecimentos e informações dedicadas à melhoria dos laboratórios de alimentação animal, o Sindirações realizou o IV Workshop de Laboratórios de Alimentação Animal. O encontro ocorreu durante os dias 25 e 26 de outubro, no laboratório CBO, em Valinhos (SP).
O evento bienal, como destacou o CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani, chegou em sua 4ª edição com a participação de especialistas com ampla experiência em laboratórios e métodos analíticos, assim como também contou com o apoio das empresas CBO, Buchi, Neon, Analítica, Romer Labs, Tecnoglobo e Trinamix.
“Nossa intenção é proporcionar uma excelente oportunidade de ampliação e atualização de conhecimentos sobre os diferentes aspectos resultantes dos progressos recentes, e abordar as atuais necessidades, proporcionando a discussão de assuntos e dificuldades comuns, bem como as inovações e atualizações relacionadas à área, incluindo técnicas analíticas empregadas pela indústria”, destacou Zani.
Para ele, “a metamorfose estampada ao longo da história converteu respectivamente, cientista e ciência em sujeito e meio de produção de conhecimento e concebeu uma série de saberes e tecnologias em prol da sociedade global”, o que faz da iniciativa algo tão importante para o agronegócio brasileiro.
“O Sindirações tem se esforçado sobremaneira e contribuído decisivamente para que a opinião pública possa refletir e promover a distinção entre a razão científica e a emoção negacionista. Engajado indiscutivelmente aos princípios científicos, culturais e educacionais, abona toda iniciativa de investimento em ciência, tecnologia e inovação, fatores propulsores de valor agregado, indispensáveis ao desenvolvimento econômico brasileiro”, reforçou.
Parceria ideal
De grande importância para a edição de 2023, a relação entre a CBO Análises Laboratoriais e o Sindirações, como contam a fundadora e Diretora Técnica Comercial, Oneida Vieira, e o Diretor Administrativo e Financeiro da empresa, José Clóvis Vieira, é resultado de uma parceria de muito tempo. A empresa participa da comissão de métodos analíticos do Sindicato.
“A ideia [da parceria] surgiu a partir do interesse do Sindirações pela estrutura montada pelo CBO e pela logística de localização”, explicaram os profissionais.
Segundo eles, projetos desse porte possuem grande relevância, “uma vez que a cada workshop surgem novidades”. “Os temas abordados nesse ano foram muito bem escolhidos e abrangentes. Conseguiram reunir profissionais das mais diversas etapas da cadeia da alimentação animal”, frisaram, ao também pontuar a apresentação do conceito de inteligência artificial e como essa tendência estará cada vez mais presente nas atividades.
Para os profissionais, pensando no cenário atual e reforçando a validade de encontros como esse afim de aproximar o produtor rural da produção científica, a conectividade – também presente nos dois dias – é peça fundamental: “Ela está cada vez mais presente, e de forma irreversível, em todas as áreas. As pautas científicas são dependentes dela para atingir o produtor, mesmo de dentro da porteira com a chegada do 5G e equipamentos de internet via satélite de baixa altitude, como o starlink”, afirmaram.