Gabriela Couto, da redação
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A juventude está cada vez mais presente no agro e, por isso, é tão importante que a comunicação dentro do setor seja clara e voltada para eles. A Consumer Insights Data Scientist, Valeria Brandini, explicou, durante o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, que aconteceu durante o mês de setembro em São Paulo (SP), a importância dos jovens que vivem na zona rural estarem presentes nas redes sociais, usando as novas tecnologias.
“Quanto mais você tiver jovens da zona rural integrados com essas novas tecnologias, mais essa ‘cerca’ de cidade grande e zona rural se torna permeável. Porque as tecnologias ajudam nesse sentido, elas criam proximidade”, contou.
Outro ponto importante que a cientista social destacou, é a participação dos jovens da cidade grande no agronegócio: “Essa característica de que hoje o que é mais roots, mais agro, é mais luxo, já começa criar uma imagem do campo como uma coisa valiosa. Hoje, por exemplo, nós temos o turismo rural e isso não existia antes”.
Segundo ela, “quanto mais essa imagem do rural for mostrada como algo que tem valor – até de luxo, que é preciosa – se fortalecerá o processo de integração da cidade com a zona rural”. No caso das startups voltadas para o setor, elas têm um papel de destaque na integração e na comunicação do agro com os jovens.
“A integração, principalmente de jovens, serve para mostrar que eles têm mais coisas em comum, do que diferenças. Por exemplo, você vai ter jovens da zona rural no TikTok, no Instagram. A internet e as mídias digitais criam uma aproximação, sem precisar de uma aproximação de território. Isso faz com que os valores que existem em comum, se tornem mais fortes”, explicou.
No congresso, a cientista social finalizou sua fala reforçando que os jovens são fundamentais para a aproximação do agro com as grandes cidades: “Acho que o jovem é um eixo muito forte para poder gerar essa aproximação”.