ARTIGO

Conteúdo

O papel da integridade intestinal na produção avícola

Especialistas apontam que investir na saúde do intestino melhora a produtividade e minimiza custos operacionais
feedfood

Glaucia Bezerra | glaucia@dc7comunica.com.br

Cerca de 75% dos custos de produção na avicultura de corte estão diretamente ligados à nutrição, tornando o bom funcionamento do intestino das aves essencial para a eficiência produtiva. Neste sentido, manter a integridade intestinal é vital para otimizar a absorção de nutrientes e proteger as aves contra patógenos e doenças que podem afetar seu desempenho. Esse conceito, que relaciona saúde e produtividade, tem se tornado cada vez mais importante no setor, sendo fundamental para o bem-estar animal e a sustentabilidade da produção.

O estresse é um fator-chave que influencia diretamente a saúde intestinal das aves de corte, impactando seu desempenho e bem-estar. (Foto: Divulgação)

De acordo com Heytor Borges, médico veterinário e membro do corpo Técnico da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), a integridade intestinal desempenha um papel central tanto na nutrição quanto na proteção das aves.

Um intestino saudável permite o máximo aproveitamento dos nutrientes presentes na ração, resultando em um crescimento mais rápido das aves e, consequentemente, na redução dos custos com alimentação. A manutenção da integridade intestinal também impede a translocação de patógenos e toxinas, diminuindo o risco de infecções que podem com- prometer o desempenho zootécnico e aumentar a mortalidade no plantel. A saúde intestinal, além de evitar doenças, também é capaz de prevenir inflamações crônicas e o estresse oxidativo, fatores que, segundo o especia- lista, prejudicam a conversão alimentar e aumentam o gasto energético das aves, impactando negativamente o crescimento e a eficiência produtiva.

Diversas condições podem com- prometer a saúde intestinal das aves de corte, impactando diretamente seu desempenho produtivo. Problemas relacionados ao manejo inadequado, condições ambientais desfavoráveis, qualidade insuficiente da água, baixa qualidade das matérias-primas utilizadas na produção de rações e o uso incorreto ou inadequado de antibióticos são fatores comuns que afetam a saúde intestinal do plantel.

Você pode ler a reportagem “O PAPEL DA INTEGRIDADE INTESTINAL NA PRODUÇÃO AVÍCOLA”, na íntegra e sem custo, acessando a página 38 da edição de novembro (nº 211) da Revista Feed&Food.

LEIA NA REVISTA FEEDFOOD: