O 13º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), que ocorrerá entre os dias 5 e 7 de novembro em Chapecó (SC), trará como tema central a nutrição dos bovinos de leite, fundamental para o desempenho produtivo desses animais. Entre os palestrantes, Luiz Ferraretto, doutor em Nutrição de Vacas Leiteiras pela Universidade de Wisconsin – Madison, apresentará discussões sobre a qualidade da forragem e a maximização do uso do amido em silagem de milho e grão úmido.
Ferraretto abordará no dia 7 de novembro, às 9 horas, como a qualidade da forragem impacta o desempenho e comportamento alimentar dos bovinos. Logo após, às 10h40, ele falará sobre estratégias para aumentar a eficiência no uso de amido. Com vasta experiência internacional, Ferraretto também atua como professor e extensionista em nutrição de ruminantes na Universidade de Wisconsin – Madison, desenvolvendo técnicas para avaliação de forragens e alimentos para vacas leiteiras.
O SBSBL, promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), além de tratar de nutrição, contará com painéis que abordarão a qualidade da forragem, manejo, saúde e ambiente. O evento também engloba a 8ª Brasil Sul Milk Fair e o 3º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, ampliando as discussões para outros segmentos da produção bovina.
Segundo Tiago Mores, presidente do Nucleovet, o Simpósio tem como objetivo reunir profissionais de diversas áreas para debater avanços e soluções no setor, fortalecendo a bovinocultura brasileira. Claiton André Zotti, presidente da comissão científica, ressalta a importância da atualização constante no setor, dado o seu caráter desafiador e em constante evolução.
Fonte: Nucleovet, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Ferramentas para aliar o agro a sustentabilidade