O lançamento do programa “Propriedade + $ustentável” no Espírito Santo representa um avanço significativo na promoção da sustentabilidade e na preservação dos recursos naturais.
Com foco na elaboração, implantação e monitoramento das etapas de recuperação ambiental das propriedades rurais capixabas, o programa oferta serviços de consultoria técnica para os produtores do estado.
Neste cenário, criado pelo Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos, o programa visa apoiar produtores na regularização de suas propriedades. A iniciativa é uma extensão do programa Pravaler, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que busca ajudar estados e produtores a enfrentar os desafios da implementação do Novo Código Florestal Brasileiro (Lei n° 12.651/2012).
De acordo com a superintendente do Senar-ES, Letícia Toniato, a ideia é fazer com que a sustentabilidade se torne lucrativa, enquanto cumprem a legislação. “O estado possui propriedades que já estão com essa questão da sustentabilidade em andamento, fazendo todo o trabalho que é necessário, mas precisamos agregar nelas uma rentabilidade maior”, afirmou.
A lei do Código Florestal exige que todos os imóveis rurais (propriedades ou posses) possuam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e, nesse quesito, o Espírito Santo sai na frente. Com destaque nacional, o estado já tem 60% das inscrições validadas.
“O Pravaler só pôde ser viabilizado no ES, devido ao nosso estágio de análise de cadastros ambientais rurais já realizados. Isso nos possibilitou desenvolver o Pravaler, que gerou o Propriedade + Sustentável. Então a gente fica feliz em sair na frente e proporcionar mais essa ferramenta aos produtores rurais do estado”, explicou o gerente técnico do Senar-ES, Murilo Pedroni.
Fonte: CNA, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
Estratégias para melhorar a saúde intestinal
Encontro de Intensificação de Pastagens discute desafios e inovações para a pecuária brasileira
Scot Consultoria realiza debates sobre o futuro da pecuária em Ribeirão Preto (SP)