A sessão Agro Inovação da Feed&Food nasce com o propósito de comunicar e aproximar as tecnologias emergentes de sua aplicação no campo. Nos tempos atuais, presenciamos uma velocidade acelerada no campo da pesquisa e desenvolvimento, gerando inovações que ditam o ritmo da transformação na produção agropecuária e na sociedade como um todo. No entanto, este caminho nem sempre é possível e muitas oportunidades são desperdiçadas, deixando de gerar recursos valiosos.
A inovação no universo agro tem se mostrado um pilar fundamental para enfrentar os desafios dos novos tempos, como o aumento da demanda por alimentos de qualidade, a escassez de recursos naturais, mudanças climáticas e geopolíticas. Com a integração de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis, o setor está se reinventando para garantir maior eficiência, produtividade, transparência e sustentabilidade. Nesse contexto, a sessão Agro Inovação irá explorar as principais tendências e inovações, que já estão sendo aplicadas no campo, bem como as que irão nortear o futuro da produção animal e vegetal.
É válido observar também que a conjuntura global vem exercendo forte pressão para mudanças drásticas no setor, sendo os principais desafios relacionados à segurança alimentar, sustentabilidade ambiental, redução no uso de insumos químicos e bem-estar animal. Considerando esses aspectos, há uma grande distância entre a percepção dos consumidores com relação às práticas reais da atividade, que precisam ser reveladas para reverter a desconfiança e eliminar falsas crenças. O consumidor precisa conhecer as transformações significativas que estão ocorrendo, impulsionadas por avanços tecnológicos nas mais diversas áreas, com ênfase em biotecnologia, genética, nutrição, automação, saúde e bem-estar animal, tecnologia da informação, inteligência artificial, sustentabilidade e muitas outras que nem se imagina estarem presentes no campo.
LEIA AS OUTRAS COLUNAS DE FEED&FOOD:
Marketing do Agro: Agroconsciência diplomática e a proteína animal são vitais para o Brasil
Vitrine Agro: Números e mais números, por Ariovaldo Zani
Aqua Cenários: Mercado de carbono e as oportunidades para a aquicultura