MERCADO

Conteúdo

Mulheres na liderança promovem mais diversidade nos negócios

feedfood

Valeria Campos, da redação
Valeria@ciasullieditores.com.br

Para Fernanda Hoe, diretora Geral da Elanco Saúde Animal Brasil, a temática sobre equidade de gênero está progredindo pouco a pouco. E inserir esse debate dentro da cultura organizacional das empresas tem a ver com promoção de justiça, da diversidade e da inclusão no universo corporativo.

“Isso muda vidas, famílias e comunidades inteiras. Muitos estudos mostram que as empresas que buscam diversidade e inclusão no time ganham vantagem competitiva e crescem de maneira mais sustentável”, destaca.

Esse cenário é possível, diz Fernanda, porque a diversidade impulsiona o trabalho em equipe, a inovação – uma vez que um grupo de iguais dificilmente criará coisas diferentes –, a reputação e, consequentemente, a performance financeira no mercado.

“A presença das mulheres em cargos de todos os níveis, incluindo os de gestão e alta liderança, tem a ver e contribui com isso. Dissemina representatividade ao mercado e às pessoas, promove a empatia e a diversidade de pensamentos que impactam positivamente a tomada de decisão de qualquer negócio”, realça.

Na Elanco, compartilha a executiva, este tema é um valor e prioridade na gestão de pessoas da companhia ao redor do mundo. Segundo ela, o Brasil, assim como várias outras afiliadas da organização, possui um Comitê de Diversidade e Inclusão, multidisciplinar, para debater e planejar ações dentro dessa temática.

“No Brasil, estes esforços vêm repercutindo resultados muito positivos.  Aqui, 50% dos cargos de gestão e coordenação da companhia estão ocupados por mulheres e nós temos o objetivo de alcançar este índice em outros países também e de forma sustentável”, conta.

Uma trajetória de sucesso e oportunidade

Médica-veterinária, Fernanda é formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Botucatu), com mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na Elanco desde 2013, a executiva ingressou como líder de Lançamentos da divisão de Negócios Ruminantes na América Latina, e ao longo dos anos, foi ocupando posições importantes até chegar na direção. Atualmente, Fernanda é a primeira CEO do Brasil no setor farmacêutico animal.

“Foram momentos distintos e muito importantes da minha carreira na companhia e que são exemplos práticos de como mulheres e homens têm espaço para transitar por diferentes atribuições e desenvolver seu potencial profissional e pessoal ao máximo na Elanco”, evidencia.

Na atual cadeira, o trabalho de Fernanda é dedicado a fazer com que a afiliada brasileira cresça e se desenvolva no mercado da saúde animal – extremamente competitivo –, em concordância com os três pilares que regem as estratégias e ações táticas para o negócio: Inovação, Portfólio e Produtividade.

No que diz respeito à execução da agenda ESG Elanco, a executiva acredita que é imprescindível a busca por parcerias com organizações e instituições idôneas, as quais compartilham a mesma preocupação da companhia com o meio-ambiente e a sociedade, e também o investimento em pesquisa.

Participando dessa agenda ativamente, uma novidade na jornada de Fernanda será sua gestão à frente da Elanco Women’s Network (EWN), grupo global criado para acelerar a equidade de gênero na organização, por meio do desenvolvimento profissional de mulheres: “Estou muito contente com isso”.

Com uma trajetória de dedicação e que inspira, Fernanda compartilha um conselho para as mulheres que almejam chegar cada vez mais longe. “Gostaria de dizer que se empenhem, não se intimidem e não desistam dos seus objetivos. E que busquem organizações realmente compromissadas com a equidade de gênero”, finaliza.