Wellington Torres, da redação
Ao firmar o compromisso de apoiar mulheres na agricultura e promover a igualdade de gênero em escala global, a NOVUS® anuncia a chegada do projeto Mulheres do Agro NOVUS® ao Brasil. A iniciativa, contará com evento de lançamento nesta terça-feira (24), antecedendo o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, em São Paulo.
Como contextualiza a VP Chief Human Resources & Chief Compliance Officer, Maria Burt, “existe uma lacuna de gênero em todas as profissões que desfavorece as mulheres e na agricultura não é diferente e por vezes ainda mais forte e marcante devido ao tradicionalismo do setor e a predominância de profissionais homens no passado”.
“No campo não é difícil encontrar situações em que as mulheres sejam excluídas ou limitadas de forma intencional ou não intencional nas decisões, promoções e oportunidades de destaque. Ainda, existe a clara lacuna de salários, que é mostrada em várias pesquisas”, detalha a profissional.
Neste cenário, como destaca Maria, a NOVUS® tem o anseio de apoiar as mulheres na agricultura e promover a igualdade de gênero e o projeto global “Women in Food and Agriculture” veio para concretizar esse desejo e oferecer uma ação pratica e de impacto.
“Nesse projeto, a NOVUS® tem como objetivo criar uma rede de apoio para as profissionais que seja segura e acolhedora, para assim desenvolver e apoiar essas mulheres para que elas alcancem seu melhor e atinjam seus objetivos no mercado de trabalho”, complementa, ao relembrar que “muitas delas que trabalham no setor ainda estão em ambientes muito masculinos e com poucas colegas em cargos altos para se espelharem e pedirem mentoria”.
De acordo com Maria, esse tipo de evento proporciona para as mulheres uma oportunidade de desenvolver e melhorar relacionamentos com outras profissionais da área, criando um grupo de apoio, e assim se discuta temas importantes que afetam a carreira profissional e o progresso. “Eventos com esse foco auxiliam as profissionais a não se sentirem sozinhas nos desafios do dia a dia, e aprendam como lidar melhor com eles e com as pressões do meio profissional e social. Esse apoio e empoderamento fazem com que elas possam ousar mais e entregar seu melhor no trabalho”, comemora.
Pensando nisso, a Gerente de Serviços Técnicos, Dr. Kelen Zavarize uma das organizadoras do evento no Brasil, conta que as participantes desta edição foram escolhidas por serem mulheres com representatividade no agro e atuantes na indústrias de produção animal: “Esta edição contará com uma agenda leve, para apresentar o programa e despertar interação e discussão”. Entre as palestras, Maria Burt falará sobre carreira e superação na perspectiva de uma mulher imigrante que ascendeu a uma posição de prestígio dentro de uma multinacional.
“No Brasil ainda temos poucas iniciativas como essa. A ideia é fazer algo para valorizar as mulheres do agro, que são cada dia mais presentes e atuantes. Estamos realizando um evento paralelo ao Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio para que possamos trocar experiências e conhecer melhor a força de todas”, complementa e comemora a Gerente de Serviços Técnicos Sr., Dr. Débora Reolon.