Santa Catarina dará um passo importante no aperfeiçoamento genético do rebanho bovino de corte em 2025, graças a um convênio inédito entre a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e a Associação Brasileira de Angus (ABA). O anúncio foi feito por José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc, durante a Expochapecó 2024, em uma reunião com representantes das entidades envolvidas.
O convênio, previsto para ser formalizado em dezembro de 2024, incluirá a distribuição de sêmen de touros da raça Angus para inseminação em vacas de propriedades atendidas pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial), programa do Senar/SC. A parceria busca elevar a qualidade genética do gado catarinense por meio do uso de inseminação artificial por tempo fixo (IATF), com previsão de 50 mil inseminações em 2025.
Segundo Pedrozo, o convênio fornecerá os insumos necessários para os criadores, incluindo sêmen de touros de alta performance e protocolos IATF patrocinados pelo Sistema Faesc/Senar. “Este será um grande estímulo para o desenvolvimento da pecuária de corte em Santa Catarina e objetivo é expandir o programa para incluir outras raças de corte, como limousin e charolês, por meio de acordos semelhantes com suas respectivas associações”, afirmou.
Fonte: dsm-firmenich, adaptado pela equipe FeedFood.
LEIA TAMBÉM:
O papel dos profissionais de comunicação do agronegócio na Era Digital
Quanto de Whey Protein para proteína animal??
Formatura do Curso ALMA Incentiva Protagonismo Feminino no Agro